Brasil registra aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil em 2023, aponta ministério

Entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite, pentavalente, rotavírus e hepatite A

[Brasil registra aumento na cobertura de 13 das 16 vacinas do calendário infantil em 2023, aponta ministério]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Brasil registrou, em 2023, um aumento nas coberturas vacinais de 13 dos 16 principais imunizantes do calendário infantil do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em relação aos números registrados no ano anterior (2022). Os dados foram divulgados esta semana pelo Ministério da Saúde.

De acordo com informações da pasta, entre os destaques de crescimento estão as vacinas contra a poliomielite (VIP e VOP), pentavalente, rotavírus, hepatite A, febre amarela, meningocócica C (1ª dose e reforço), pneumocócica 10 (1ª dose e reforço), tríplice viral (1ª e 2ª doses) e reforço da tríplice bacteriana (DTP).

Para a ministra da Saúde, Nísia Trindade, os dados demonstram o sucesso das estratégias coordenadas pela pasta. “Os números consolidados reafirmam que estamos no caminho certo, de retomada das coberturas vacinais de nossas crianças, após quedas consecutivas nos últimos anos, e de reconstrução de uma das principais políticas de saúde pública do país”, ressalta.

Segundo o levantamento, a média de alta nos 13 imunizantes que apresentaram recuperação ficou em 7,1%, sendo que, nacionalmente, a que mais cresceu em cobertura foi o reforço da tríplice bacteriana, com 9,23 pontos, passando de 67,4% para 76,7%.

Investimentos

No ano passado, foram investidos mais de R$ 6,5 bilhões na compra de imunizantes e a previsão é que esses recursos alcancem R$ 10,9 bilhões em 2024. O intuito da pasta é fortalecer, principalmente, a vacinação entre crianças e adolescentes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!