Células de gordura podem servir de depósito para o coronavírus, diz pesquisa

Experimento reforça riscos de pessoas obesas ao serem infectados

[Células de gordura podem servir de depósito para o coronavírus, diz pesquisa]

FOTO: Reprodução/Internet

Um estudo da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) mostrou que as células adiposas (que armazenam gordura) não só podem ser infectadas pelo coronavírus como poem servir de repositório para a doença. O experimento reforça os riscos que pessoas com obesidade correm ao desenvolver a forma grave da doença. 

Além de serem mais acometidos por doenças crônicas, como diabetes, dislipidemia e hipertensão (que por si só são fatores de risco), os obesos teriam, de acordo com a Unicamp, um maior reservatório para o vírus dento de seu organismo.

“Temos células adiposas espalhadas por todo o corpo e os obesos as têm em quantidade e tamanho ainda maior. Nossa hipótese é a de que o tecido adiposo serviria como um reservatório para o Sars-Cov-2. Com mais e maiores adipócitos, as pessoas obesas tenderiam a apresentar uma carga viral mais alta”, disse à Agência Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) Marcelo Mori, professor do Instituto de Biologia (IB) e coordenador da pesquisa.

A dúvida agora é saber se o vírus consegue sair da célula de gordura com capacidade para infectar outras células do corpo. Os experimentos estão sendo conduzidos in vitro, com apoio da Fapesp, no Leve (Laboratório de Estudos de Vírus Emergentes). Nas comparações, os pesquisadores da Unicamp observaram que o coronavírus infecta melhor as células adiposas do que, por exemplo, as epiteliais do intestino ou do pulmão.  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!