Chances de covid sintomática aumenta duas vezes mais para aqueles que já tiveram dengue

Os setores mais vulneráveis da população são os que mais sofrem

[Chances de covid sintomática aumenta duas vezes mais para aqueles que já tiveram dengue]

FOTO: Reprodução G1

Pesquisadores ICB-USP (Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo), identificaram em pesquisa que pessoas que já tiveram dengue anteriormente, corre um risco duas vezes maior de desenvolver sintomas da covid-19, se forem infectados pelo vírus. 

A pesquisa feita com moradores da cidade de Mâncio Lima, no Acre, mostrou que de 1.285 pessoas, um total de 37% havia sigo diagnosticados com dengue entre setembro e outubro de 2019.

Um ano depois, 35,2% apresentavam anticorpos desenvolvidos devido a contaminação do  covid-19, obtendo 57,1% relatos sintomas durante a infecção.

Pesquisadores buscavam descobrir se a infecção pela dengue poderia gerar algum tipo de proteção prévia a sociedade. Mas ao contrário do que se imaginava, a  infecção prévia por DENV [vírus da dengue] foi associada a duas vezes o risco de coronavírus.

Marcelo Urbano Ferreira, coordenador da pesquisa destaca que epidemias de dengue e covid-19, estão ocorrendo ao mesmo tempo em alguns locais do Brasil, e que afetam principalmente os setores mais vulneráveis da população.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!