Cientistas testarão vacina para prevenir o câncer de mama pela 1ª vez

Participarão do ensaio clínico cerca de 24 pacientes diagnosticadas com câncer em estágio inicial

[Cientistas testarão vacina para prevenir o câncer de mama pela 1ª vez]

FOTO: Reprodução/R7

Cientistas da Cleveland Clinic, centro americano de tratamento e pesquisa em saúde, anunciou há duas semanas o início de um estudo clínico para testar a eficácia e segurança de uma vacina na prevenção e tratamento do câncer de mama. Esse pode ser o primeiro imunizante capaz de evitar diretamente o surgimento de um tumor.

Atualmente, existem opções de proteção indireta, como as vacinas de HPV e da hepatite B. A primeira age sobre alguns tipos do Papilomavírus humano responsáveis por tumores, como o que provoca câncer de colo de útero. A segunda protege de infecções pelo vírus da hepatite B, doença que causa inflamação crônica do fígado, tornando as células do órgão vulneráveis à proliferação descontrolada (característica do câncer).

Elaborado em conjunto com a empresa Anixa Biociências, o imunizante será testado contra o tumor de mama triplo negativo. Apesar de recair sobre no máximo 15% das mulheres com a doença, o triplo negativo é seu gênero mais desafiador.

"Temos esperança de que nosso trabalho seja o início de pesquisas mais avançadas provando a efetividade da vacina para deter o tumor de mama contra o qual temos menos tratamentos disponíveis”, disse o hematologista Thomas Budd, do Taussig Cancer Institute.

Participarão do ensaio clínico entre dezoito e 24 pacientes que foram diagnósticadas com o câncer em estágio inicial nos últimos três anos, e encontram-se sem o tumor mas apresentam grande risco de recidiva.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!