/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Declarações da gestão Bolsonaro contra China afetam liberação de insumos, diz Butantan

Notícias
Brasil

Declarações da gestão Bolsonaro contra China afetam liberação de insumos, diz Butantan

Bolsonaro voltou a dizer China teria se beneficiado economicamente da pandemia

Por Da Redação
Declarações da gestão Bolsonaro contra China afetam liberação de insumos, diz Butantan
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto Butantan afirmou nesta quinta-feira (6) que as declarações do presidente Jair Bolsonaro em sua gestão contra a China afetam a liberação de insumos pelas autoridades chinesas. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também disse que afirmações geraram mal estar na diplomacia chinesa.

O último ataque à China foi na quarta-feira (5), no qual Bolsonaro sugeriu que o país teria se beneficiado economicamente da pandemia e afirmou que a Covid pode ter sido criada em laboratório.  

"É um vírus novo, ninguém sabe se nasceu em laboratório ou por algum ser humano [que] engendrou um animal danificado. Mas está aí. Os militares sabem que é guerra química, bacteriológica e radiológica. Será que não estamos enfrentando uma nova guerra? ", disse o presidente em evento no Palácio do Planalto, em Brasília. "Qual o país que mais ganhou seu PIB? Não vou dizer para vocês."

De acordo com o diretor do Butantan, Dimas Covas, o Brasil está enfrentando o mesmo problema que o registrado no início da pandemia. "Embora a embaixada da China no Brasil venha dizendo que não há esse tipo de problema, mas a nossa sensação de quem está na ponta é que existe dificuldade, uma burocracia que está sendo mais lenta do que seria habitual e com autorizações muito reduzidas", disse.

Covas explicou que a próxima liberação de segurança teve a data de autorização adiada do dia 10 para o dia 13. O volume inicial seria de 6 mil litros, agora a expectativa é de 2 mil litros. Para ele, as mudanças não são da produção da Sinovac e sim determinadas pelas autorizações das autoridades chinesas.

"Pode faltar [insumos]? Pode faltar. E aí nós temos que debitar isso principalmente ao nosso governo federal que tem remado contra", disse Covas. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102