Estudo brasileiro descobre mecanismo responsável por versão mais transmissível da Covid-19

Pesquisa ainda não foi aceita por revistas científicas e não passou por revisão de outros especialistas

[Estudo brasileiro descobre mecanismo responsável por versão mais transmissível da Covid-19]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Um estudo divulgado nesta terça-feira (5) por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto aponta o mecanismo que torna a nova variante do coronavírus mais transmissível. O vírus possuí uma proteína chamada spike em sua estrutura, que interage com um receptor das células humanas, o ACE2. De forma simplificada, o ACE2 é a "porta de entrada" do vírus no nosso corpo. Assim, ele consegue causar a Covid-19. O estudo foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e ainda é uma pré-publicação, ou seja, não foi selecionado por revistas científicas e revisado por outros cientistas. 

Por meio de bioinformática, os cientistas brasileiros compararam a força de interação entre a spike e o receptor, como ela acontece na cepa original, detectada em Wuhan, e como é essa interação na nova variante, a B.1.1.7. Gerson Passos, que assina o artigo junto a Jadson Santos, ambos do Departamento de Genética da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica que os resultados mostram que a força de interação entre a proteína e o ACE2 na nova cepa é "muito maior".

"Usamos um software para medir essa força de interação. Tivemos que baixar de um banco de dados as estruturas químicas das proteínas, tanto da spike quanto do ACE2, e com a ajuda do programa fizemos a análise. O programa já é desenvolvido pra isso, ele mostra as interações que ocorrem bem ali onde as duas proteínas se 'encostam'", explicou Passos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!