Governo divulga quais profissões terão redução de 30% em impostos; confira

Advogados, arquitetos e engenheiros estão entre os profissionais

[Governo divulga quais profissões terão redução de 30% em impostos; confira]

FOTO: Reprodução

O governo divulgou as 18 profissões que terão desconto de 30% nas alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de natureza estadual e municipal, e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), federal. A alíquota média do Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual ainda será definida, mas a referência média é de 26,5%. A lista foi apresentada na quarta-feira (24). 

Os seguintes profissionais serão beneficiados pela alíquota reduzida de 30% são: administradores; advogados; arquitetos e urbanistas; assistentes sociais; bibliotecários; biólogos; contabilistas; economistas; economistas domésticos; profissionais de educação física; engenheiros e agrônomos; estatísticos; médicos veterinários e zootecnistas; museólogos; químicos; profissionais de relações públicas; técnicos industriais; e técnicos agrícolas.

A redução da alíquota será aplicada a pessoas físicas que prestem serviços, desde que os profissionais sejam habilitados, e às pessoas jurídicas que cumpram os seguintes requisitos:

- os sócios devem possuir habilitações profissionais diretamente relacionadas com os objetivos da sociedade e devem estar submetidos à fiscalização de conselho profissional;
- não tenha como sócio pessoa jurídica;
- não seja sócia de outra pessoa jurídica;
- não exerça atividade diversa das habilitações profissionais dos sócios; e
os serviços relacionados à atividade-fim devem ser prestados diretamente pelos sócios, admitido o concurso de auxiliares ou colaboradores.

Serão aplicadas quatro tipos de alíquotas. A primeira é a geral, sem qualquer tipo de desconto, paga pela maior parte dos setores econômicos. A segunda e a terceira é a reduzida de 30% para profissionais liberais e a reduzida de 60% para áreas estratégicas, como transporte público, educação e saúde. Por último, a alíquota zero será aplicada somente para produtos da cesta básica.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[DJ que fugiu de bandidos com fuzis diz que não voltará ao Brasil! ]

Após ser vítima de um tentativa de assalto no Rio de Janeiro, DJ cancelou dois shows que faria no Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!