/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Há 115 anos Santos Dumont realizava a primeira decolagem de avião

Notícias
Brasil

Há 115 anos Santos Dumont realizava a primeira decolagem de avião

Feito aconteceu no modelo 14-Bis, no dia 23 de outubro de 1906

Por Da Redação
Há 115 anos Santos Dumont realizava a primeira decolagem de avião
Foto: Jules Beau/Domínio Público

Em 23 de outubro de 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont realizava o primeiro voo, em um modelo chamado 14-Bis, que o consagraria como o inventor do avião. Em uma distância de 60 metros, no Campo de Bagatelle, em Paris, o aparelho subiu 2 metros de altura e foi o bastante para a humanidade olhar para cima e para o futuro de forma diferente. Hoje, o feito completa 115 anos.

O pai da aviação, como ficou conhecido Dumont, teve feitos anteriores ao marco da primeira decolagem que contribuíram para que as atividades aéreas se consolidassem, conforme destaca Henrique Lins de Barros, autor de quatro livros sobre Santos Dumont.

Barros cita que o brasileiro inventou e patenteou o motor a combustão para aviões, em 1898. Isso viabilizou o sonho de um dia decolar. Uma característica de Santos Dumont é que ele criava, patenteava e liberava a utilização para quem quisesse. 

Após três anos depois do motor, a conquista da dirigibilidade, também realizada por Dumont, foi uma ação revolucionária. "Ele aprendeu a voar de balão, fez os primeiros dirigíveis. Todos eles, até o número 6, têm inovações impressionantes, com mudanças conceituais. Ele sofreu diversos acidentes, mas aprendeu a voar. Foi assim que ele descobriu quais eram os problemas de um voo controlado.  Quando ele ganhou o Prêmio Deutsch, em 1901 [com o dirigível número 5], ele tinha domínio total. Em 1902, ele já tinha os dirigíveis até o número 10 construídos", disse Henrique.

Ele ainda complementa falando que, em dez anos, Dumont tem uma produção "em que ele idealiza, constrói, experimenta mais de 20 inventos. Todos revolucionários. Ele tem intuição para o caminho certo e criatividade para ir adiante. Os colegas deles inventores diziam que ele fazia em uma semana o que os outros demoravam três meses”, afirma Henrique Lins de Barros.

Avançando alguns anos, entre 1901 e 1906, Santos Dumont passou a entender o que era o voo do avião. "O 14-Bis ele fez em pouquíssimo tempo, pouco mais de um mês. Em setembro, por exemplo, ele experimenta e faz vários testes com o aparelho", explica Lins de Barros.

Após quatro tentativas, em 23 de outubro, Dumont consegue voar os 60 metros e mostra para todos os aviadores da época que era possível voar com o mais pesado que o ar. Uma revolução. A vitória significou o Prêmio ArchdeaconBastaria voar 25 metros. Santos Dumont fez um percurso de mais que o dobro.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102