/

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Mortes por overdose passam de 100 mil em um ano nos Estados Unidos

Notícias
Saúde

Mortes por overdose passam de 100 mil em um ano nos Estados Unidos

Homens com idades de 25 a 54 anos são a maioria das vítimas

Por Da Redação
Mortes por overdose passam de 100 mil em um ano nos Estados Unidos
Foto: Getty Images

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, divulgados nessa quarta-feira (17), mostram que somente nos 12 meses encerrados em abril deste ano 100.306 pessoas morreram por overdose de drogas no país. Os números representam aumento de 28,5% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa foi a primeira vez que as mortes por overdose nos EUA ultrapassaram a marca de 100 mil. 

De acordo com os dados, homens com idades de 25 a 54 anos são cerca de 70% do total de mortos. Além disso, houve variações regionais na contagem dos casos. O Estado de Vermont registrou aumento de quase 70% no número de óbitos por overdose. Grandes aumentos também foram observados em West Virginia (62%), Kentucky (55%), Louisiana (52%) e Tennessee (50%).

As mortes por overdose diminuíram em apenas quatro Estados: Delaware, New Hampshire, New Jersey e South Dakota.  "A todas as famílias que choraram por um ente querido e a todas as pessoas que enfrentam o vício ou estão em recuperação: vocês estão em nossos corações", disse o presidente Joe Biden em comunicado divulgado hoje pela Casa Branca.

O médico Rahul Gupta, que chefia o Gabinete de Política Nacional de Controle de Drogas da Casa Branca, classificou o aumento das mortes por drogas como inaceitáveis. "Uma overdose é um grito de socorro. Para muitas pessoas, esse choro fica sem resposta. Isso requer uma resposta contundente do governo e estratégias baseadas em evidências", afirmou.

Mortes devido ao uso de opioides, principalmente os sintéticos, responderam por mais de 75% do total de óbitos por overdose. Mortes por causa do uso de psicoestimulantes, predominantemente metanfetamina, também aumentaram.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102