Novo Coronavírus: pesquisadores brasileiros desvendam fator de contágio da nova cepa

Pesquisa foi realizada por pesquisadores da USP em Ribeirão Preto

[Novo Coronavírus: pesquisadores brasileiros desvendam fator de contágio da nova cepa ]

FOTO: Jadson Santos / USP

Um estudo realizado pelas faculdades de Medicina (FMRP) e de Odontologia (FORP) da Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto, apontou um fator do contágio da  nova variante do coronavírus Sars-CoV-2 , a B. 1.1.7, originária do Reino Unido. Por meio da aplicação de ferramentas de bioinformática, os pesquisadores constataram que um pico de proteína da nova cepa viral presente na superfície das células humanas e com o qual o Sars-CoV-2 se liga para viabilizar uma infecção.

Ainda segundo a pesquisa, o aumento na força de interação molecular da nova linhagem é alta por uma mutação já identificada no resíduo de aminoácido 501 da proteína pico do Sars-CoV-2, chamada de N501Y, que deu origem à nova variante do vírus, observaram os pesquisadores.  Atualmente, há dois casos de mutação do vírus  confirmados no Brasil pelo Instituto Adolf Lutz. Os resultados do trabalho, apoiado pela FAPESP, foram publicados na plataforma bioRxiv , em artigo ainda sem revisão por pares.

“Vimos que uma interação entre a proteína spike da nova cepa do coronavírus com a mutação N501Y é muito maior do que a apresentada pela primeira linhagem do vírus isolado em Wuhan, na China ”, diz à FAPESP Geraldo Aleixo Passos, professor da Agência FMRP e da FORP-USP e coordenador do projeto. 

Com o surgimento da linhagem B.1.1.7 no Reino Unido, os pesquisadores levantaram a hipótese de que a mutação N501Y presente no pico de proteína da nova variante, resultante da substituição de um aminoácido asparagina (N501) por um do tipo tirosina (N501Y) , poderia ser um dos fatores responsáveis ??pela alta contagiosidade da nova linhagem do coronavírus.

Isso porque o N501 já foi identificado como um resíduo de aminoácido crucial na afinidade de ligação da proteína spike ao receptor ACE2 humano e, consequentemente, implicado na infectividade do novo coronavírus. “Existem outras mutações no genoma dessa linhagem que não analisamos. Focamos na N501Y porque ela está implicada na ligação da proteína spike com o ACE2 ”, explica Passos.

Os resultados das análises avaliaram que a mutação N501Y na proteína pico da nova variante do coronavírus código maior interação com o receptor ACE2 em comparação com uma linhagem selvagem do vírus. As interações foram predominantemente não covalentes - mais fracas , observaram os pesquisadores.

Evolução

De acordo com os pesquisadores, uma propagação rápida do Sars-CoV-2 entre os humanos está impulsionando a evolução molecular. Até agora, o vírus acumulou mutações em uma taxa de até dois nucleotídeos por mês, e apresentou pelo menos 20 mudanças de nucleotídeos em seus genomas em comparação com uma linhagem selvagem, isolada em janeiro de 2020. 

A maior parte das mutações está localizada no aumento de proteínas. A linhagem B.1.1.7., Detectada no início de setembro e implementada em dezembro de 2020 pelo COVID-19 Genomics UK Consortium, no Reino Unido, e já registrada em outros 17 países, incluindo o Brasil, representa um exemplo, entre vários outros, da rápida evolução molecular do novo coronavírus. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Lei que reestrutura carreira de professor indígena é sancionada na Bahia ]

A regulamentação foi publicada na edição do Diário Oficial desta quarta (24)

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!