Pfizer pede autorização à Anvisa para armazenar vacinas em freezer comum

Medida deve facilitar o transporte dos imunizantes

[Pfizer pede autorização à Anvisa para armazenar vacinas em freezer comum]

FOTO: Reprodução/ Pfizer

A presidente da Pfizer no Brasil, Marta Díez afirmou, em entrevista ao Estadão, que a farmacêutica pediu autorização à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para armazenar a vacina contra a Covid-19 em freezer comum, com temperatura de -15ºC a -25ºC. Segundo a farmacêutica, a medida deve facilitar o transporte de imunizante a regiões mais remotas.  

De acordo com Díez, há espaço para o governo negociar com a empresa a entregar de mais doses, além das 100 milhões já adquiridas, mas que isso dependeria da capacidade de produção e "do interesse do governo". 

"O contrato é de 100 milhões de doses. Mas outros países fecharam contratos e depois fizeram os aditivos. Essa é uma possibilidade. O governo, pelo momento, não solicitou. É possível discutir no futuro. Como 100 milhões de doses já incluem o 'extra' que pedimos ao Brasil. A produção é bem dinâmica. Começamos o ano passado pensando que iríamos produzir 1,3 bilhão de doses (para todo o planeta). Há dois meses, já dissemos que poderemos chegar a 2 bilhões. A perspectiva é que podemos ter mais. Então, vai depender muito de quando o governo pedir, se necessitar de mais doses. Vamos ver se, produzir, poderemos ter capacidade de entregar mais doses. Vai depender da capacidade e do interesse do governo", explicou.

Mas, pelo pedido feito à Anvisa, uma vacina poderia ser armazenada por 20 dias sob nova temperatura, segundo o aval do FDA, agência de medicamentos dos Estados Unidos, cujo imunizante deveria ser armazenado entre 60 a 80 graus negativos. Mas, a baixissíma temperatura era apontada como desafio para o governo Bolsonaro mediante a compra. 

"A companhia desenhou uma caixa isotérmica, onde vão cerca de 5 mil doses, e mantém temperatura de 70 graus negativos. Podemos usar durante 30 dias essa caixa, com a temperatura ambiente abaixo de 25 graus. Outros governos colocaram refrigeradores especiais (também em baixíssima temperatura), muito usados ??em laboratórios de médicos médicos. Também estamos esperando trabalhar com a Anvisa nessa melhora de condições de armazenamento (em freezer comum). Vai ser muito importante para o armazenamento nos pontos finais de vacinação", pontuou.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!