10 dicas para viajar com segurança nas férias!

Aos detalhes...

[10 dicas para viajar com segurança nas férias! ]

FOTO: Divulgação

Com a chegada das férias do início de ano, muitas pessoas se preparam para aproveitar dias merecidos de descanso com a família e os amigos. Pensando em proporcionar mais tranquilidade aos viajantes e minimizar os riscos, a CORIS, empresa especialista em seguro viagem e detentora do selo inédito de ‘Melhor Empresa Para se Trabalhar – GPTW’ no ramo de seguros e assistência ao viajante, preparou uma lista com dicas infalíveis para você viajar com segurança, tanto no Brasil quanto no exterior.

1. Faça um bom planejamento
Em uma viagem, contar com a sorte não é uma boa ideia. Por isso, o ideal é planejar tudo muito bem e, de preferência, com bastante antecedência. Entre os principais itens para organizar estão as passagens, hospedagem, alimentação, roteiro e deslocamentos. A CORIS indica estar preparado para evitar imprevistos e responder com rapidez caso eles aconteçam.

2. Pesquise sobre o destino escolhido
Não é preciso visitar uma vila rural na Ásia ou uma cidade no Oriente Médio para se deparar com diferenças culturais. Mesmo países ocidentais, que podem parecer muito similares ao Brasil, podem ter grandes diferenças de leis e costumes, e é importante estar informado para evitar problemas. Alguns lugares proíbem o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas, outros exigem que se guarde o ticket de metrô mesmo após utilizá-lo, em certos lugares é necessário vestir-se de determinada forma e assim por diante.

3. Separe a documentação necessária
Para uma viagem segura, todos precisam estar com a documentação necessária em dia. Separe documento de identificação (RG, CNH, passaporte etc), comprovante de vacinação e até notas fiscais de bens materiais como notebook e máquina fotográfica, se quiser precaução extra. Em uma viagem internacional, o passaporte deve ser mantido em segurança, de preferência dentro do cofre do hotel, para evitar perdas e furtos. No entanto, não se deve andar pelas ruas de um outro país sem documento, então é importante ter outro tipo de documentação com foto e sempre ter uma cópia do passaporte.

4. Verifique sua condição de saúde
Antes de viajar é recomendado uma visita ao médico, em especial para as famílias com crianças pequenas. Confira ainda se a vacinação está em dia, já que alguns países exigem vacinas obrigatórias em seu regulamento de entrada. Se estiver tomando alguma medicação, lembre-se de levar o suficiente para os dias de viagem e a prescrição médica, caso necessário. A CORIS lembra que toda medicação deve ser levada na mala de mão nos voos.

5. Compartilhe o roteiro
Quando a viagem já estiver planejada, com deslocamentos e hospedagens definidos, é importante manter familiares e amigos a par dessas informações. Isso faz com que pessoas queridas possam acompanhar seus passos e saber onde o turista está, facilitando o contato em caso de emergência.

6. Contrate um seguro viagem
Este item é essencial para uma viagem tranquila. O seguro viagem garante atendimento médico em caso de doenças e protege contra imprevistos como extravio de malas. A CORIS também oferece os planos mais completos em seguro viagem, central de atendimento própria com atendentes que falam português, cobertura de doenças pré-existentes e contra Covid-19 para viajantes até 99 anos, além de coberturas extras, como seguro para notebooks e smartphones em casos de roubo ou furto qualificado.

7. Comunique-se o tempo todo
Com as facilidades da tecnologia, é muito fácil se manter conectado em qualquer lugar do mundo. Como o roaming internacional costuma ser caro, há outras maneiras mais em conta para fazer ligações e usar a internet, como os chips internacionais. Com isso, se for necessário pedir ajuda ou informar algo a familiares, o viajante poderá fazê-lo com agilidade.

8. Cuide-se durante a viagem
Além dos medicamentos de uso contínuo ou prescritos pelo médico, tenha sempre na mala um kit de primeiros socorros com medicamentos básicos para cuidados paliativos e imprevistos. Intoxicação alimentar é sempre um problema durante as viagens. Leve no kit remédio para dor de cabeça, indigestão, descongestionantes, band-aid etc. A CORIS recomenda ainda se manter hidratado e usar filtro solar.

9. Tenha cautela com o seu dinheiro
A dica é não manter todo o dinheiro em um único lugar. Para viagens nacionais, é comum o uso do cartão de débito e dinheiro em espécie. Já para viagens internacionais, a CORIS indica ter mais opções de pagamento como o cartão de crédito, cartão pré-pago ou ainda ter uma conta digital internacional.

10. Esteja sempre atento
Pequenos golpes com turistas são comuns em diversos países do mundo, principalmente nas atrações mais famosas. Para evitar esse tipo de situação, a CORIS recomenda discrição e atenção. Falar alto em português, carregar bolsas grandes e andar com uma máquina fotográfica pendurada no pescoço demonstram distração e deixam claro que se trata de um estrangeiro, chamando a atenção de golpistas. Também é importante manter-se atento a pessoas desconhecidas que agem de forma incomum e evitar dar informações pessoais, como o local onde está hospedado.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!