1858 Geosphere: o icônico best seller da Montblanc encontra o Deserto!

Aos detalhes...

[1858 Geosphere: o icônico best seller da Montblanc encontra o Deserto! ]

FOTO: Divulgação

Depois de subir as montanhas, descobrir as florestas e explorar as geleiras, o novo Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 encontra inspiração nas cores do deserto. Este novo tema também é apresentado como uma homenagem à caminhada solo de Reinhold Messner em 2004 de 2.000 km através do Deserto de Gobi com suas temperaturas extremas de invernos congelados a verões escaldantes. Apresentado no Watches & Wonders 2021, deve chegar ao Brasil entre maio e junho. 

Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 nas Cores do Deserto

O Montblanc Geosphere 1858 é um dos principais ícones da linha Montblanc 1858, com seus dois globos hemisféricos giratórios em cúpula e complicação de Hora Mundial. Inspirado pelas explorações do lendário montanhista Reinhold Messner, a Montblanc apresenta o novo Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 que homenageia sua jornada solo de cinco semanas pelo deserto de Gobi, em 2004. Reproduzindo as cores do terreno rochoso, o relógio combina harmoniosamente uma caixa de bronze com acabamento acetinado com uma gravação especial na parte de trás da caixa, bisel bidirecional feito de cerâmica marrom brilhante, mostrador laqueado bege e marrom fumê, tudo combinando com uma pulseira Sfumato marrom vintage.

O verso da caixa  revela uma gravura única  dos famosos Penhascos Flamejantes do Deserto de Gobi, também conhecidos como Bayanzag, que estavam na rota de Messner pelo norte da Ásia. Os penhascos são famosos pelas significativas descobertas paleontológicas que foram encontradas lá, especialmente aquelas desenterradas pelo paleontólogo americano Roy Chapman Andrews, que em 1920 encontrou ovos de dinossauros fossilizados e espécimes de Velociraptors. Roy Chapman Andrews deu o nome ao local, referindo-se às cores vermelhas ou laranja dos penhascos de arenito que se iluminam como fogo ao pôr do sol. O verso da caixa também mostra uma rosa dos ventos com uma decoração representando o vento, cujos padrões são inspirados nos ornamentos tradicionais da Mongólia.

A Montblanc usa uma técnica muito especial para destacar o deserto de Gobi na parte de trás do relógio, dando-lhe uma renderização autêntica em 3 dimensões, proporcionando profundidade e realismo como se fosse uma fotografia. Feito de titânio, o metal deve primeiro ser estruturado, o que significa que a decoração será gravada a laser, levando em consideração o relevo do desenho. O acabamento desejado (fosco e brilhante) também é obtido a laser. Finalmente vem a fase de coloração. As cores são criadas com oxidação gerada a laser. É o grau de oxidação que determina a cor final obtida (e desejada). A Montblanc é uma das Maisons suíças mais avançadas a usar essa tecnologia em uma superfície tão grande. Esta inovação está em linha com o espírito de exploração da marca.

Atenção especial foi dada ao mostrador, em cor que vai do castanho esfumaçado ao bege. Um acabamento lacado combinado com ponteiros e indexes aplicados revestidos de ouro rosa quente completa o design geral deste relógio moderno em estilo de ferramenta. Para maior legibilidade, o indicador dia / noite, os ponteiros em forma de catedral, os índices, as indicações da bússola e os globos dos hemisférios são todos revestidos com Super-LumiNova® bege aplicado à mão. O Montblanc 1858 Geosphere Limited Edition 1858 Desert é completado com uma pulseira Sfumato marrom de estilo vintage com costura bege.

Como funciona a complicação Geosphere

O calibre automático de manufatura do Geosphere (MB 29.25)  exibe dois hemisférios que trazem uma maneira instintiva de ler diferentes fusos horários. O relógio tem dois globos hemisféricos giratórios em cúpula às 6 e às 12 horas, que são cercados por uma escala fixa com os 24 fusos horários e incluem um indicador dia / noite revestido de ouro rosa e marrom (para os hemisférios Norte e Sul). O meridiano de referência de longitude para ambos os hemisférios é destacado com uma linha preta revestida com Super-LumiNova®. Além disso, um segundo fuso horário, usado como indicação de hora local, está localizado às 9 horas e uma janela de data (ligada à hora local) está localizada às 3 horas.

O mecanismo é fácil de configurar. Na posição 2 da coroa, o usuário primeiro ajusta os hemisférios giratórios alinhando a linha GMT / UTC ao horário de Londres (destacado como uma linha preta nas cúpulas) e, em seguida, ajusta os minutos. Os dois globos são então sincronizados. O hemisfério Norte gira no sentido anti-horário e o hemisfério Sul no sentido horário. O próximo passo é ajustar o ponteiro das horas em linha com a hora local (na posição da coroa 1, com o sistema de ajuste de incremento rápido das horas / os globos não estão girando), isso também ajusta a data. Finalmente, o segundo fuso horário, que pode ser usado para o horário local, está localizado às 9 horas e pode ser definido por meio de um corretor posicionado às 10 horas.

Geosphere: um best-seller desde o primeiro lançamento

Inspirado nos lendários relógios profissionais Minerva das décadas de 1920 e 30, que foram destinados a uso militar e exploração de montanhas, a Coleção 1858 homenageia os 160 anos da Manufatura Minerva e seu patrimônio extraordinário. A coleção foi apresentada no salão de alta relojoaria de Genebra em 2018, tendo como destaque o modelo Geosphere.  

Combinando materiais como uma liga especial de bronze - que evolui ao longo do tempo - com complicações internas inovadoras e úteis, esses relógios são projetados para o homem moderno, que gosta de definir seus próprios desafios, expressa seu estilo pessoal, vive de modo autêntico, ama a aventura e encontra harmonia com a natureza.

O primeiro Montblanc 1858 Geosphere é dedicado ao desafio de montanhismo mundial Seven Summit (Sete Cúpulas), o santo graal de aventuras de montanhismo, onde os escaladores partem para subir as montanhas mais altas de cada continente. O desafio das Sete Cúpulas é reconhecido como a missão de alpinismo mais difícil em todo o mundo: apenas 500 atletas a alcançaram até agora. As sete cúpulas do mundo estão marcadas nos globos com pontos vermelhos, aumentando o espírito de exploração da montanha. Eles também são gravados no verso da caixa, juntamente com o desenho único da montanha Mont Blanc, uma bússola e picadores de gelo cruzados. O revestimento SuperLumiNova® também foi aplicado aos continentes para aumentar a visibilidade e o desempenho durante a noite.

O mostrador preto do Montblanc 1858 Geosphere apresenta cores contrastantes com a adição de elementos revestidos de ródio ou ouro rosé, dependendo do modelo. O relógio inclui todos os códigos de design da coleção de 1858 com algarismos e índices arábicos luminescentes na cor bege, o autêntico logotipo Montblanc da década de 1930, ponteiros redimensionados em cúpula e forma de catedral, bem como uma via ferroviária – elementos que se unem neste relógio altamente legível, de inspiração vintage.  O relógio vem em duas versões de caixa: aço inoxidável ou caixa de bronze de edição limitada. Ambos apresentam acabamento polido e acetinado, com coroa vintage estriada com o emblema Montblanc em relevo. Um novo bisel bidirecional em aço inoxidável ou bronze com cerâmica preta brilhante completa o design. O bisel também é estriado no flanco para melhor aderência e apresenta os quatro pontos cardeais gravados.

O Montblanc 1858 Geosphere é resistente à água a 100 metros e é certificado pelo Laboratório de Teste Montblanc 500. Ele vem com opção de pulseira "NATO" de alta qualidade, pulseira de couro de bezerro na cor conhaque envelhecido com costura bege ou uma nova pulseira de couro de bezerro Bund na cor marrom envelhecido com a técnica Sfumato e costura bege, reminiscente dos históricos relógios Minerva das décadas de 1920 e 1930, que estavam equipados com este tipo de pulseira e eram ideais para uso militar e exploração de montanhas. A série Bronze é limitada a 1858 peças, homenageando o ano de fundação da Manufatura Minerva.


Comentários