5 Tendências na Decoração que vêm com tudo em 2023!

A pandemia impactou a arquitetura e a decoração e fez com que muitos profissionais repensassem o uso de alguns elementos decorativos

[5 Tendências na Decoração que vêm com tudo em 2023! ]

FOTO: Divulgação

O ano já começou e um segmento que sempre precisa de novidades é a arquitetura. Pensando nisso, a arquiteta Silmara Lanatovitz, proprietária do Silmara Lanatovitz Arquitetura, Decoração & Design visualiza algumas práticas incorporadas ao novo normal e que segue como tendência para 2023. “Acredito que o uso inteligente de alguns elementos como a tecnologia, a valorização do design brasileiro e o uso de superfícies de fácil desinfecção fiquem permanentemente nos pedidos de clientes aos arquitetos, decoradores e design de interiores", diz Silmara.

Lanatovitz descreve 5 tendências na produção de ambientes para este verão que começam a ganhar volume nos pedidos.

1. Ambientes mais integrados e compactados: outra tendência observada nos últimos dois anos é a preferência pelos ambientes integrados para o melhor uso coletivo, especialmente cozinha e sala de estar. Agora já são pedidos nos projetos a unificação e integração de várias funções dentro da casa e a facilitação. O estilo de studio reflete esta tendência. Apartamentos com cômodos compactados e que dispõem de um dormitório que é delimitado por suas paredes.

2. Valorização do design brasileiro x Elementos Naturais: a pandemia fez com que muitas pessoas trocassem a cidade pelo interior e/ou litoral. Neste êxodo temporário, a natureza passou a inspirar muito mais. A madeira clara, a palha, pedras e cores terracota estarão presentes tanto na área externa quanto na interna, onde a iluminação natural também será muito valorizada. Paralelamente, artistas brasileiros consagrados e anônimos tiveram uma valorização muito forte. 

3. Minimalismo: O minimalismo nunca sai de moda e ainda permanece como um dos estilos mais aplicados nos interiores. O que agrega como tendência para o esse ano é que vem tornando os ambientes mais acolhedores, com pitadas de cores mais clássicas, obras de arte e formas mais fluidas.

4. Superfícies com novos materiais e composição equilibrada: A mudança de mentalidade sobre a utilização de materiais mais sintéticos já é vista com outros olhos. Materiais mais ou menos porosos, tapetes e capachos com sanitizante e até luzes ultravioleta e ozônio são tendência. A desinfecção das superfícies, colocação de tampo de vidro ou pedras em marcenarias, tecidos de fácil higienização e redução de itens de decoração também já são constatadas. A conscientização nas escolhas dos materiais, definição dos espaços e praticidade são fatores muito mais relevantes agora para elaboração dos projetos do que só somente o quesito estético.

5. Mais tecnologia x Projetos de automação. Casas maiores e ambientes coletivos, como condomínios, devem ter iluminação mais aconchegante e/ou natural. Assim, a automação de ambientes cresceu com a pandemia como a adequação para aspiração de pó, acionamento automático de eletrodomésticos à distância.e luzes inteligentes. Outras funções que não deixem as pessoas sobrecarregadas de tantas tarefas tendem a crescer ainda mais.

Sobre o Silmara Lanatovitz Arquitetura, Decoração & Design: 

A arquiteta e urbanista Silmara Lanatovitz, atua há mais 30 anos nas áreas de arquitetura e interiores. Com experiência adquirida ao longo dos anos, procura integrar o contemporâneo e a elegância no planejamento de suas obras e projetos de interiores. Em seus projetos, mescla móveis e peças de design moderno para criar ambientes clean, aliando estética e conforto em todos os detalhes. Formada pela Faculdade UNG, obteve ampla experiência como Diretora de Criação e Projetos no renomado escritório de Arquitetura Débora Aguiar. Nos 12 anos que trabalhou no escritório participou das principais Mostras de Decoração do Brasil, elaborou projetos de arquitetura e interiores para as principais Incorporadoras em empreendimentos (residenciais, corporativos e comerciais) no Brasil e exterior. Desenvolveu também projetos como Designer de Mobiliário para execução de peças exclusivas para projetos especiais do escritório. Atualmente trabalha em seu escritório de Arquitetura e Interiores -Silmara Lanatovitz Arquitetura, Decoração & Design -, onde desenvolve projetos residenciais e corporativos, desde o projeto e especificação, até o acompanhamento de obras e entrega, para clientes particulares.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Rejeição do visto americano de turismo para brasileiros é a menor em 9 anos! ]

Em 2023, apenas 11,9% dos pedidos de B1/B2 foram recusados pelos EUA; média global é de 29,6%

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!