7 em cada 10 MEIs tinham emprego antes de abrir negócio, afirma Sebrae

Segundo entidade, resultado evidencia o crescimento do empreendedorismo no país

[7 em cada 10 MEIs tinham emprego antes de abrir negócio, afirma Sebrae]

FOTO: Ravena Rosa/Agência Brasil

Uma análise divulgada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), nesta quinta-feira (19), informou que sete em cada 10  microempreendedores individuais (MEIs) tinham emprego antes de abrir o próprio negócio. 

De acordo com a entidade, em 2019, cerca de 63% dos empresários que se registraram na categoria estavam empregados antes de começar o próprio negócio. Em 2022, o número já chega a 67%. 

Além disso, neste ano, a contratação por carteira assinada era a realidade anterior de 51% entre os que se formalizaram como MEI. Empregados sem registros representam um total de 16% desses trabalhadores.

O recuo na proporção de microempreendedores que já atuavam como empresários de maneira informal também foi apontado pelo levantamento. De 2019 para 2022, esse número caiu de 21% para 15%.

Desde que o MEI foi criado, há doze anos atrás, 14 milhões de cidadãos já se cadastraram como microempreendedores. Dados do Ministério da Economia mostram ainda que, só em 2022, 646 mil novos profissionais autônomos se registraram no país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!