97% dos jogadores da Série A tomaram ao menos a 1ª dose contra Covid, diz levantamento

Índice tem base em números repassados pelos clubes de futebol do Brasileirão

[97% dos jogadores da Série A tomaram ao menos a 1ª dose contra Covid, diz levantamento]

FOTO: Reprodução / R7

Um levantamento com 17 dos 20 clubes da Série A mostra que mais de 97% dos jogadores recebidos pelo menos uma dose da vacina contra a Covid -19. E, do total, quase 1/3 já está com o esquema vacinal completo. Os números se baseiam em informações repassadas diretamente pelos clubes. O Atlético-PR, Fluminense e Sport não retornaram os contatos da reportagem com os dados.

Segundo a publicação, entre as equipes que responderam ao levantamento, Juventude e Atlético-MG informaram já ter todo o elenco vacinado com as duas doses - o time mineiro tem uma única exceção no grupo de 32 atletas. Entre os treinadores, 15 já estão 100% imunizados, enquanto apenas um aguarda uma segunda dose. Vale ressaltar que o América-MG, um dos  entrevistados, estava momentaneamente técnico durante a pesquisa.

O levantamento indica ainda que a maior parte dos jogadores que disputam uma Série A, contudo, tomaram apenas a primeira dose. A explicação está no calendário nacional de vacinação, baseada em ordem decrescente de idade e com variações nos Estados. Como a maior parte dos jogadores tem menos de 30 anos, a imunização é mais recente.

O elenco atleticano, por sua vez, está com uma vacinação completa e há mais tempo porque o clube aderiu à campanha de imunização oferecida pela Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) aos clubes que disputaram competições continentais este ano. Em abril, a entidade anunciou um acordo com a farmacêutica chinesa Sinovac Biotech para receber, em forma de doação, 50 mil doses da Sinovac.

Os dados de imunização no Brasileirão explicam o baixo índice de infectados pela covid-19 na atual edição do campeonato. Não há números consolidados, mas os casos têm sido obtidos e não têm impactado as equipes. Em comparação, na edição passada, nada menos do que 302 jogadores e 18 técnicos da Série A tiveram covid-19. Treze das 20 equipes surtos de Covid-19. O Palmeiras, por exemplo, chegou a ter mais de 20 integrantes da equipe principal infectados em único mês. E não foi o único. Os surtos pegaram times como Flamengo e Corinthians também.

A vacinação de jogadores é vista por especialistas como essenciais para a disseminação do coronavírus. "É uma forma de proteção para os atletas, mas também para toda a equipe que dá suporte ao tempo e à torcida. A gente olha o atleta num campo, vê que ele é gigantesco e que o atleta está distanciado, mas esquecemos que há toda uma equipe de preparação técnica que trabalha com ele no jogo e anteriormente ao jogo ", lembra Raphael Guimarães, que é pesquisador em Saúde Pública na Fiocruz.

Ele ainda chama a atenção outro ponto: o bom exemplo que um jogador vacinado passa para a torcida. "Saber que o atleta está vacinado, e ele dizer que está vacinado, dá à população uma mensagem positiva de que é necessário vacinar para combater a pandemia. Existem muitas teorias que falam sobre isso. A Teoria da Difusão mostra o quão representativo é você pegar uma pessoa de atitude destaque, que é midiática, e o quanto que uma dela representa numa mudança do comportamento da população como um todo ", pontua.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!