Abear envia medidas ao governo federal para que empresas aéreas continuem operando

Companhias fazem cronograma para a interrupção gradativa de serviços aos passageiros

[Abear envia medidas ao governo federal para que empresas aéreas continuem operando]

FOTO: Reprodução

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou a gravidade da crise econômica que afeta a aviação comercial brasileira no cenário atual de pandemia do coronavírus. Como forma de minimizar o impacto econômico e preservar a viabilidade do setor, a Abear apresentou diversas medidas ao governo federal. 

Segundo a associação, as companhias aéreas teriam condições de passar pelo momento de crise se a equipe econômica acatasse as seguintes sugestões: redução de impostos PIS/Cofins sobre Querosene de Aviação (QAV) e remoção do mesmo sobre venda de passagens aéreas; desoneração da folha de pagamento, preservando empregos; redução das tarifas do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Infraero, além da suspensão temporária de pagamentos; restabelecimento da alíquota do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) sobre leasing de aeronaves, motores e peças de 0%; suspensão de PIS/Cofins/Cide em pagamentos feitos no exterior; e linha de crédito para capital de giro, a exemplo do que já ocorre na China, Cingapura e Colômbia.

Reduções de voos 

O Grupo Latam anunciou nessa segunda-feira (16) que todas as subsidiárias reduzirão as operações em 70%. Já a Gol reduzirá sua capacidade total de 60% a 70% até meados de junho. A Azul também está realizando ajustes. A Azul cancelou todos os voos internacionais, exceto os que partem de Campinas.

Todas enfrentam dificuldades por conta da proliferação do vírus e a consequente queda na demanda por passagens aéreas. Para o mercado doméstico, haverá alterações para equilibrar a demanda e a oferta, com suspensão de operações em 11 cidades: Em Bariloche e na Argentina, a interrupção vale entre 21 de março e 30 de junho, já nas cidades brasileiras de Lages, Pato Branco, Toledo, Ponta Grossa, Guarapuava, Araxá, Valença, Feira de Santana, Paulo Afonso e Parnaíba, de 23 de março a 30 de junho.

A Abear também ressaltou que os aviões estão equipados para garantir a segurança dos passageiros contra a infecção. “As aeronaves renovam 99,9% do ar que circula a bordo, contribuindo para que a Covid-19 não se propague. As equipes de atendimento também estão preparadas para atender os viajantes neste cenário”, informou.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!