Agência dos EUA avalia possibilidade da pandemia ter surgido de vazamento em laboratório

Antes, o Departamento de Energia acreditava que a pandemia foi resultado de uma transmissão natural

[Agência dos EUA avalia possibilidade da pandemia ter surgido de vazamento em laboratório ]

FOTO: Pixabay

O Departamento de Energia dos Estados Unidos mudou o seu posicionamento sobre a origem da pandemia da Covid-19 e passou a avaliar que o vírus se espalhou a partir de um vazamento acidental em um laboratório de Wuhan, na China. A informação consta em um relatório de inteligência confidencial recentemente fornecido à Casa Branca.

O novo relatório destaca como diferentes partes da comunidade de inteligência chegaram a julgamentos díspares sobre a origem da pandemia. O Departamento de Energia agora se junta ao Departamento Federal de Investigação (FBI, na sigla em inglês) ao dizer que o vírus provavelmente se espalhou por um acidente em um laboratório chinês. 

Por outro lado, quatro outras agências, juntamente com um painel nacional de inteligência, ainda julgam que a pandemia foi provavelmente o resultado de uma transmissão natural; duas estão indecisas.

A conclusão do Departamento de Energia tem relevância porque a agência possui considerável conhecimento científico e supervisiona uma rede de laboratórios nacionais dos EUA. No entanto, o departamento fez seu julgamento com “baixa confiança” de acordo com pessoas que leram o relatório confidencial. Já o FBI, que havia chegado à mesma conclusão antes, tem “confiança moderada” nesta visão.

Autoridades dos EUA se recusaram a dar detalhes sobre as novas informações que levaram o Departamento de Energia a mudar de posição. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Condenado, Robinho diz que teve direitos constitucionais violados]

O texto aponta falhas processuais, inclusive na aplicação da Lei de Migração

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!