Alexei Navalny sai do coma induzido

Opositor russo se sentiu mal em 20 de agosto

[Alexei Navalny sai do coma induzido]

FOTO: Reprodução

De acordo com a agência Reuters, o opositor russo Alexei Navalny, de 44 anos, foi retirado do coma induzido,  após passar mal no último dia 20 de agosto, informou na manhã desta segunda-feira (7). O ativista anticorrupção está sendo retirado por etapas da ventilação mecânica.

"O paciente foi removido do coma induzido e está sendo retirado da ventilação mecânica. Ele está respondendo a estímulos verbais. Ainda é muito cedo para avaliar os potenciais efeitos a longo prazo do seu severo envenenamento", diz a nota.

Após ter realizado exames toxicológicos na última semana, o governo alemão disse ter "provas inequívocas" de que Navalny foi envenenado com o agente nervoso Novichok, uma arma química sovié´tica. A substância foi encontrada no corpo do opositor e também foi usada também foi usada em 2018 no ataque contra o ex-espião Sergei Skripal e sua filha, Yulia, na cidade britânica de Salsbury.

A substância ataca o sistema nervoso, interrompendo processos essenciais ao corpo humano, como a respiração. Para isso, bloqueia a enzima acetilcolinesterase, que regula os neurotransmissores. Isso pode causar paralisia, convulsões, vômitos e colapso parcial ou total de funções do corpo. Em casos fatais, a morte pode ser por asfixia ou parada cardíaca.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!