Alimentação saudável: consumo de suplementos aumenta na pandemia

Suplementação alimentar auxilia na reposição de nutrientes e saúde do corpo

[Alimentação saudável: consumo de suplementos aumenta na pandemia ]

FOTO: Getty Images

A correria da rotina é a principal vilã para quem busca manter uma alimentação saudável no dia a dia. A pandemia, no entanto, alertou a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis com a finalidade de preservar a imunidade e, consequentemente, evitar complicações decorrentes do novo coronavírus. Além disso, há anos especialistas afirmam que uma boa alimentação acompanhada de exercícios físicos ajudam na longevidade. 

Partindo dessa premissa que envolve os desafios para manter uma alimentação saudável, cresceu nos últimos anos, por parte da população, o consumo de suplementos alimentares. Além disso, um recente levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD) aponta que os brasileiros aumentaram o consumo dos produtos na pandemia.

No ano passado, por exemplo, pelo menos uma pessoa consumiu algum suplemento alimentar em 59% dos domicílios do país, um aumento de 10% em relação à primeira pesquisa realizada em 2015. A nutricionista Clínica e Esportiva?, Júlia Mascarenhas, ?disse ao Farol da Bahia que os suplementos alimentares são registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como classe de alimentos que tem como a principal finalidade fornecer nutrientes em complemento à alimentação. 

“São produtos constituídos por fontes concentradas de nutrientes, tais como: vitaminas, minerais, ácidos graxos, aminoácidos, entre outros. Os suplementos têm diversas apresentações, como pós, cápsulas, shakes, bebidas prontas para beber, entre outros”, afirmou.

Ela reforçou ainda que, na maioria dos casos, os suplementos são recomendados porque possibilitam complementar a necessidade diária de nutrientes que não conseguem ser atingidos pela alimentação, devido à falta de tempo e maus hábitos alimentares. Em outros casos, os produtos também são recomendados para atletas ou pessoas que praticam alguma atividade física intensa e, dessa forma, necessitam de elevadas concentrações de nutrientes. 

De acordo com a ABIAD, 54% dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar. Entre os mais comuns, estão: whey Protein, multivitamínicos e ômega 3. Apesar dos inúmeros benefícios dos produtos, a nutricionista chama a atenção para a forma correta de consumi-los. Além disso, ela afirma que não há restrição de público para fazer o uso da suplementação.“ Os suplementos alimentares podem ser grandes aliados se consumidos na forma adequada, isto é, considerando as necessidades do paciente. É uma alternativa segura e saudável para contribuir no cuidado com a saúde de forma facilitada”, disse.

“Ao contrário do que muitos pensam, os suplementos alimentares não ajudam apenas atletas de alta performance. Os suplementos podem ser destinados a qualquer pessoa que precise de complementação nutricional. Lembrando que, fatores como idade e sexo influenciam nas necessidades de consumo. A recomendação é que procure um profissional de saúde habilitado para prescrever e dar as devidas orientações de consumo”, completou. 

Suplementos mais conhecidos

Ainda de acordo com a nutricionista Júlia Mascarenhas, os suplementos alimentares mais conhecidos podem ser divididos em:

-Carboidratos: A principal finalidade é o fornecimento de energia. Existem diferentes tipos de carboidratos que a depender da digestão e absorção fornecem energia de formas diferentes. Ex: palatinose, waxy maize, ribose e maltodextrina.
-Vitaminas e minerais: São considerados substâncias reguladoras devido a sua importância para o funcionamento adequado do corpo.
-Proteínas: No mercado encontram-se de diferentes fontes. A mais conhecida e consumida é o Whey Protein (extraída do soro do leite), possuindo digestibilidade superior das demais, promovendo melhor aproveitamento dos aminoácidos pelo organismo para otimizar a função muscular, promover saciedade, entre outros benefícios.
-Vasodilatadores: Otimiza a chegada de nutrientes nos tecidos.
-Termogênicos: Favorece indiretamente o metabolismo e promove aumento da capacidade física.

Novos hábitos

Segundo a empresária Bia Villas-Bôas, que atua há mais de 15 anos no segmento de suplementação alimentar, nos últimos anos tem crescido um movimento em busca do bem estar e longevidade. Para ela, as pessoas estão mais preocupadas com a qualidade de vida e não apenas com a estética. 

“Muitas pessoas que antes suplementavam apenas para atingir o corpo ideal, ou ainda aqueles que não eram adeptos à suplementação, foram em busca de produtos que melhorassem sua saúde, principalmente neste período de pandemia. Vimos um movimento de conscientização dos hábitos de vida, da busca por prevenir ao invés de remediar, inclusive quando falamos de saúde mental. Temos acompanhado um crescimento na demanda de produtos ligados à mente, pelo aumento no nível de estresse e ansiedade vividos nos últimos tempos”, afirmou Bia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!