Amazônia Legal registra o maior desmatamento em 15 anos, diz Imazon

De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta na região

[Amazônia Legal registra o maior desmatamento em 15 anos, diz Imazon]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) informou, nesta quarta-feira (17), que o desmatamento registrado na Amazônia Legal em 2022 foi o maior dos últimos 15 anos. De agosto de 2021 a julho de 2022, foram derrubados 10.781 km² de floresta, o que equivale a sete vezes a cidade de São Paulo.

Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Instituto, que diferem da metodologia do Deter do INPE, que também disponibilizou números na última sexta-feira (12).

Como informou o Imazon, a instituição utiliza satélites mais refinados que os dos sistemas do governo. Esses equipamentos são capazes de detectar áreas devastadas a partir de 1 hectare, enquanto os alertas do INPE consideram áreas maiores que 3 hectares.

O instituto ainda destaca que essa foi a segunda vez consecutiva em que o desmatamento passou dos 10 mil km² no período. Juntas, as áreas destruídas nos últimos dois calendários chegaram a 21.257 km², quase o tamanho do estado de Sergipe.

Ainda segundo o Imazon, essa foi a quarta vez seguida em que a devastação atingiu o maior patamar desde 2008, quando o órgão iniciou o monitoramento com o SAD.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!