Android pode ganhar função de privacidade similar a anunciada para o iOS 14

Função é vista pelo Facebook como prejudicial a concorrência entre as empresas

[Android pode ganhar função de privacidade similar a anunciada para o iOS 14]

FOTO: Reprodução/Tecnoblog

O Android, pode trazer atualizações de privacidade similares ao novo recurso anti-rastreamento da Apple, anunciado pela companhia da maçã para a próxima atualização do iOS 14. De acordo com um relatório publicado pelo site americano Bloomberg na última quinta-feira (4), a Google tem considerado implementar estratégias capazes de suprir as crescentes demandas dos usuários em relação à privacidade de suas informações. De acordo com a reportagem da Bloomberg, os planos do Google para o novo recurso de privacidade do Android parecem ser mais flexíveis do que os já definidos pela Apple. 

A ferramenta anti-rastreamento da Apple, chamada de App Tracking Transparency ("transparência no rastreamento em apps", em tradução livre) exige que todos os aplicativos disponíveis na App Store peçam permissão direta ao usuário para rastrear suas informações. A partir dela, toda vez que um aplicativo desejar rastrear o usuário, deverá enviar uma notificação de pop-up contendo as opções de "Permitir [o rastreamento]" ou "Pedir Para o App Não Rastrear".

O fato é que empresas ligadas ao Facebook já criticaram a nova função da Apple, ao ponto de a empresa de Mark Zuckerberg considerar a possibilidade de processar a Maçã. De acordo com o Facebook, o comportamento da Apple frente as suas mudanças de privacidade estaria eliminando a concorrência e dificultando a competitividade entre as duas empresas. 


Comentários