ANP anuncia prorrogação contratual de produção de campos petrolíferos

São, ao todo, 56 campos com a fase de produção prorrogada

[ANP anuncia prorrogação contratual de produção de campos petrolíferos]

FOTO: Geraldo Falcão/Agência Petrobras

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta sexta-feira (20) a prorrogação contratual da fase de produção dos campos Leste de Poço Xavier (Bacia Potiguar), Boa Esperança (Bacia Potiguar) e Atlanta (Bacia de Santos).

Antes da decisão, o vencimento estava previsto para 5 de agosto de 2025, no caso do Leste do Poço Xavier e Boa Esperança, e para 26 de dezembro de 2033, de Atlanta. Agora, passa a ser estendido até 3 de dezembro de 2036, 5 de agosto de 2052 e 30 de junho de 2044, respectivamente.

O número de campos, em sua maioria da Rodada Zero (1998), com a fase de produção prorrogada chegou a 56. Destes, 29 são em terra e 27 no mar, nas bacias de Campos, Recôncavo, Potiguar, Alagoas, Espírito Santo, Amazonas, Santos e Camamu.

Segundo a ANP, com a prorrogação da fase de produção, em vez do encerramento do contrato de concessão na data originalmente prevista, a produção não será interrompida.

Assim, os benefícios associados a produção serão mantidos, como o pagamento de participações governamentais, a contratação de serviços associados às operações e a manutenção e a geração de novos empregos. Segundo a ANP, outro benefício também é que o conhecimento detido pelo atual operador vai permitir que sejam construídos modelos mais precisos sobre o comportamento do campo, de modo a maximizar a produção e gerar ganhos de eficiência.

Nos próximos cinco anos, a previsão é que os campos que já foram prorrogados recebam investimentos de US$ 17,3 bilhões.


Comentários