Anvisa aprova indicação de baricitinibe para pacientes internados com Covid-19

Dados sustentam a eficácia e a segurança do medicamento no tratamento da doença

[Anvisa aprova indicação de baricitinibe para pacientes internados com Covid-19]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (17), a indicação do medicamento baricitinibe no tratamento de pacientes internados com Covid-19. Segundo a entidade, os dados que comprovam a eficácia e a segurança do medicamento no tratamento da doença foram apresentados pela empresa Eli Lilly do Brasil Ltda.

Agora,  o uso do medicamento está autorizado para pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio por máscara ou cateter nasal, os que necessitam de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva também podem utilizar.  

Segundo a agência, a medida trata-se "de uma nova indicação terapêutica, já que o baricitinibe possui registro no Brasil para o tratamento de artrite reumatoide ativa moderada a grave e dermatite atópica moderada a grave."

O remédio funciona como inibidor seletivo e reversível das enzimas janus quinases (JAKs), principalmente JAK 1 e 2, responsáveis pela comunicação das células envolvidas na hematopoese (processo de formação e desenvolvimento das células do sangue), na inflamação e na função imunológica (função de defesa do corpo).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Marta confirma aposentadoria da seleção brasileira]

Este será o último ano de Marta com a camisa da seleção brasileira

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!