Após mais de um ano, Arena Aquática de Salvador volta a receber atletas iniciantes

Espaço ofertará 480 novas vagas ainda este mês

[Após mais de um ano, Arena Aquática de Salvador volta a receber atletas iniciantes]

FOTO: Getty Images

O avanço da vacinação contra o novo coronavírus possibilitou que, depois de aproximadamente um ano e meio de paralisação, as atividades esportivas para os alunos de iniciação da Arena Aquática de Salvador fossem restabelecidas na piscina. Desde abril deste ano, apenas os atletas da equipe de alta performance tinham retornado aos treinamentos. Esse grupo voltou a frequentar o espaço mais cedo devido às competições oficiais de que participa. Agora, com o retorno dos demais alunos, a expectativa é de que o espaço, por meio do esporte, volte a promover qualidade de vida e autoestima para todos os atletas.

Especialistas afirmam que a natação ajuda a desenvolver, principalmente na infância,  habilidades físicas e motoras, cognitivas e sociais, contribuindo, inclusive, no aprendizado. A natação proporciona, ainda, a socialização e a construção da autoconfiança. O estímulo da prática esportiva já nos primeiros anos de vida permite que as crianças se desenvolvam melhor, gerando benefícios para toda a vida delas. Além disso, a natação é um dos melhores exercícios para a terceira idade porque ajuda a fortalecer os músculos e articulações do corpo.

O medalhista olímpico e gerente de esportes aquáticos da arena, Edvaldo Valério, celebrou a reativação das piscinas, destacando a promoção da qualidade de vida e da autoestima das pessoas que fazem natação. “Atendemos de crianças com seis anos a idosos, incluindo pessoas com deficiência, como autistas, amputados, cadeirantes e as com Síndrome de Down. Além dos benefícios à saúde e ao bem-estar proporcionados pelo esporte, a socialização é um fator muito importante. Então, poder reabrir nossas portas deixa o coração em paz”, afirmou.

A costureira Ivanilda Pinho, 54 anos, mãe de Isabel, inscreveu a filha na natação da Arena por recomendação médica e afirma que está satisfeita com os resultados. “Isabel tem rinite alérgica e ficava se cansando, daí a pediatra prescreveu natação. Hoje ela usa menos remédios, respira melhor e está mais disciplinada. Ela estava ansiosa para voltar”, disse.  

Carolina Batista, 13 anos, disse ao Farol da Bahia que estava ansiosa para o retorno. “A natação me ajuda a ter mais disciplina, fico mais concentrada na escola. Estava sentindo muita falta de nadar e de interagir com os meus colegas. Estou feliz. Sei que ainda precisamos tomar muitos cuidados por conta da covid, mas estou muito feliz em estar de volta”, comemorou.

Vagas e pandemia

Ainda de acordo com Edvaldo Valério, 480 novas vagas para alunos serão abertas e divulgadas ainda neste mês, com início das aulas em dezembro. Os interessados deverão se inscrever (aqui) www.arenaaquatica.salvador.ba.gov.br/para que participem do sorteio eletrônico indicativo dos contemplados.

É preciso que todos inscritos apresentem atestados de aptidão cardiológica e dermatológica e crianças e jovens em idade escolar, o comprovante de escolaridade. Neste ano, a caderneta de vacinação contra a Covid-19 também será exigida daqueles que já tenham sido convocados pela campanha de imunização.

A Arena Aquática Salvador conta com uma piscina olímpica e uma semi-olímpica, academia funcional, salas para fisioterapia e atendimento médico. Entre as medidas de segurança sanitárias, como aferição de temperatura dos alunos, higienização com álcool em gel, distanciamento nas raias, uso de máscara pelos professores, Valério acrescentou que os pais dos alunos devem esperá-los durante as aulas do lado de fora da arena e não mais nas suas dependências, como antes da pandemia.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!