Apple é acusada de publicidade enganosa com MacBooks M1

Os danos coletivos podem chegar a US$ 5 milhões

[Apple é acusada de publicidade enganosa com MacBooks M1]

FOTO: Reprodução

Um grande número de clientes da Apple vinha reclamando nas redes sociais sobre seus MacBooks, especificamente os modelos Pro e Air com o badalado chip M1, feito com o silício personalizado da empresa. As queixas transformaram-se em uma ação judicial coletiva, apresentada na terça-feira (14) em um tribunal da Califórnia.

Na petição inicial, os clientes relatavam que as telas de seus laptops racham do nada, ou passam a exibir linhas pretas horizontais e verticais. Os compradores alegam que os defeitos não ocorrem por falta de cuidado, mas devido a um problema no próprio hardware.

A qualidade das telas do MacBook Pro e do MacBook Air era um dos diferenciais exaltado na publicidade dos produtos, o processo acusa a gigante de “marketing enganoso” e de práticas comerciais “fraudulentas”.

De acordo com a ação judicial proposta, a Apple tomou conhecimento da onda de defeitos, mas optou por não os divulgar aos clientes e continuar sua comercialização. A empresa também infringiu a lei do consumidor, se recusando a consertar as telas mesmo dentro do período de garantia, alegando que os danos haviam sido causados pelos próprios usuários.

A peça jurídica concedeu à fabricante dos modelos supostamente defeituosos um prazo de 30 dias, contados a partir de 30 de agosto, para se manifestar. Caso não ocorra, a ação coletiva prosseguirá, e os danos coletivos podem chegar a US$ 5 milhões.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Com mais de 500 anos de tradição, saiba por que o Brasil possui uma história única no cultivo de vinhos! ]

Sommelière explica a importância da história dos vinhos de mesa para a cultura nacional, e indica rótulos para celebrar os vinhos brasileiros

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!