Apreensão de cocaína no Brasil cresceu mais de 130% em dez anos

Os dados inclui cloridato, pasta base e crack em todas as unidades da Federação

[Apreensão de cocaína no Brasil cresceu mais de 130% em dez anos]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

A Polícia Federal no Brasil verificou que as apreensões de cocaína cresceram 131,5% em dez anos. Em 2013, a organização recolheu 41,7 mil kg da droga e, em 2022, tirou de circulação 96,6 mil kg da substância. Os dados inclui cloridato, pasta base e crack em todas as unidades da Federação.

Como destacou Andrei Rodrigues, diretor-geral da PF, a corporação tem buscado ampliar o trabalho com organismos internacionais para conter a circulação desses materiais. "Atuaremos para a implantação de mecanismos concretos para informações de inteligência, bem como na organização de operações policiais conjuntas", afirmou ao R7.

Na semana passada, a PF brasileira e a Polícia Federal Argentina fecharam um acordo com o objetivo de definir estratégias de cooperação para combater o crime organizado na América do Sul, especialmente o tráfico de drogas e de armas. A medida reúne ações para agilizar a troca de informações de inteligência policial e a realização de atividades operacionais conjuntas entre os dois países.

Apesar dos resultados em relação à retenção de cocaína, a apreensão de LSD e de lança-perfume no país apresentou um declínio. Em 2013, a Polícia Federal recolheu 36,4 mil frascos de lança-perfume, número que recuou para 368 frascos no ano passado. Os pontos de LSD confiscados pela PF em 2013 somaram 61,2 mil em 2013, enquanto a quantidade de 2022 foi de 3,8 mil.


Comentários