/

Home

/

Notícias

/

Política

/

Aras apura denuncia de uso de documentos de cientistas usado por Pazuello

Notícias
Política

Aras apura denuncia de uso de documentos de cientistas usado por Pazuello

Ato pode ser enquadrado como falsidade ideológica e fraude processual

Por Da Redação
Aras apura denuncia de uso de documentos de cientistas usado por Pazuello
Foto: Reprodução/G1

O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que apura de forma preliminar a conduta do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por ter incluído informações, nos autos de duas ações no Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o plano nacional de vacinação contra a Covid-19, com a assinatura de vários pesquisadores, que, segundo nota por eles divulgada posteriormente, não tiveram sequer acesso ao documento. 

O ato pode ser enquadrado como falsidade ideológica e fraude processual. Ao responder a um pedido de apuração feito pela deputada Natália Bonavides (PT-RN) sobre o fato, Aras informou que já tramita na Procuradoria-Geral da República uma investigação preliminar do relatado pela parlamentar.

"Nesta Procuradoria-Geral da República já tramita Notícia de Fato destinada à averiguação preliminar do acontecimento ora relatado pela Deputada Federal noticiante (...) Eventual surgimento de indícios razoáveis de prática criminosa pela autoridade noticiada ensejará, pois, a adoção das providências necessárias à persecução penal", afirmou Aras.

Em dezembro, 31 elaboradores do Plano Nacional de Vacinação divulgaram uma nota pública protestando por sua falta de acesso à versão final do documento, que havia sido entregue horas antes pelo governo federal ao STF. Os pesquisadores, que representam diversas instituições da área de saúde, integram o eixo "Epidemiológico" do plano, que estuda a situação da pandemia e define os grupos que devem ter prioridade na vacinação contra a Covid-19.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102