Artigo - O sucesso do Fórum Nordeste Export

Confira o que foi o evento na visão de Matheus Oliva Marcilio

[Artigo - O sucesso do Fórum Nordeste Export]

FOTO: Reprodução/Redes Sociais

Foi gratificante. Na última segunda-feira, em Salvador, por ocasião da inauguração do fórum Nordeste Export tivemos a satisfação de ouvir palavras proferidas pelo mais jovem Ministro da Infraestrutura da história da república. Trabalhador e competentíssimo. Parabéns Marcelo Sampaio pela iluminada visão de que somente venceremos as batalhas se estivermos ombreados e comprometidos, público e privado, com a melhoria e desenvolvimento da nossa sociedade. Aumentar investimentos e produtividade, reduzir carências e burocracia.

Fácil é falar, difícil é executar.

O MINFRA vem executando dia a dia com rara transparência e qualidade, por isso, pode falar. O fórum Nordeste Export foi um sucesso. Temas relevantes debatidos. Multimodalidade. Nos últimos 3 anos o Ministério da Infraestrutura mostrou que é possível otimizar a matriz de modais de transportes de carga. Mais ferrovias acessando portos = economia de escala e redução de danos ambientais. Há 25 anos atrás, lembro que o modal rodoviário era responsável por cerca de 85% da movimentação de cargas no país. Hoje está próximo de 60%. A continuar nesse ritmo as futuras gerações terão um país mais competitivo, mais integrado, mais forte e com mais oportunidades para ascensão social. A Infraestrutura de um país é precondição para a prosperidade. +Aeroportos, portos, ferrovias, rodovias, hidrovias = +Mobilidade, comércio, turismo e educação. Muito a fazer‼️

No evento liderado pelo meu visionário amigo Fabricio Julião, empresários, autoridades, líderes e executivos do público e privado discutiram temas de grande relevância. Destaco as #ZPE que podem alavancar investimentos e desenvolver regiões. Outra matriz que está mudando para melhor: a matriz de gênero, com a confirmação do protagonismo das mulheres, minhas amigas brilhantes líderes Mayhara Chaves, Gilmara Temóteo, Ana Paula Calhau, Claudia Borges (ABTP - Associação Brasileira dos Terminais Portuários) entre tantas outras. Visitamos o campus do SENAI CIMATEC . Espetacular! Instituição de altíssima qualidade, formando jovens que, a exemplo do jovem Ministro, poderão contribuir, com formação acadêmica de ponta, para a melhoria do país. O amigo Raimundo Pessoa que conhece muito do Brasil e do mundo ficou impressionado com o excelente trabalho do sábio líder Leone Andrade e sua equipe Flavio Marinho. Para se ter uma ideia, aqui em Salvador o #SENAI#CIMATEC contribuiu com a NASA - National Aeronautics and Space Administration para produção de respiradores artificias de baixo custo. 🚀🚀🚀 Incrível trabalho. A tradicional hospitalidade baiana se fez presente. Parabéns a Cia das Docas do Estado da Bahia - CODEBA por sediar o evento. A Intermarítima Portos e Logística S.A., na ocasião, pôde comemorar seus 35 anos de história e atuação em favor do comércio exterior, da #infraestrutra e da formação de jovens no setor de #logística portuária. Onde há infraestrutura, #educação, #saúde e #segurança, há esperança. #Brasil gigante, #Nordeste forte.

Por Matheus Oliva Marcilio


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!