Aumento de violência no Haiti ameaça crianças com desnutrição grave, aponta ONU

Análises apontam o crescimento de 19% no número de casos

[Aumento de violência no Haiti ameaça crianças com desnutrição grave, aponta ONU]

FOTO: Unicef/Herold Joseph

Crianças no Haiti estão com risco de uma crise de subnutrição devido ao aumento de violência no país. Nesta terça-feira (26), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta sobre a situação já que análises mais recentes da Classificação Integrada de Fase de Segurança Alimentar (IPC) apontam para um crescimento de 19% no número de crianças sofrendo de desnutrição aguda grave no Haiti neste ano.

Cerca de 1,6 milhão de habitantes estão enfrentando níveis emergenciais de insegurança alimentar aguda, aumentando o risco de desnutrição infantil, especialmente em oito áreas do país.

A violência armada em andamento no departamento de Artibonite e no departamento Oeste, que inclui Porto Príncipe, tem limitado a distribuição de ajuda e desmantelado um sistema de saúde já fragilizado, representando uma ameaça iminente para a vida de mais de 125 mil crianças.

A diretora executiva do Unicef afirmou que "a violência e a instabilidade no Haiti têm consequências muito além do risco da violência em si”, destacando a crise de saúde e nutrição infantil.

Ela acrescentou que "milhares de crianças estão à beira do abismo, enquanto suprimentos vitais estão prontos para serem entregues se a violência parar e estradas e hospitais forem abertos".

Contêiner de ajuda saqueado

Desde janeiro, a deterioração da segurança no Haiti tem exacerbado a crise humanitária, com sérias repercussões para a capacidade do Unicef de armazenar, distribuir e reabastecer a assistência.

No início deste mês, um dos 17 contêineres do Unicef foi saqueado no principal porto de Porto Príncipe. O estoque roubado continha itens essenciais para a sobrevivência de mães, recém-nascidos e crianças, incluindo reanimadores e equipamentos relacionados.

Colapso do sistema de saúde

A insegurança contínua também resultou em apenas dois em cada cinco hospitais estarem operacionais em todo o país. No departamento de Artibonite, a principal região produtora de arroz do Haiti, apenas uma em cada quatro unidades de saúde está funcionando.

O Unicef relata que a atual insegurança em Porto Príncipe tornou praticamente impossível que os suprimentos de saúde e nutrição cheguem a pelo menos 58 mil crianças que sofrem de perda de peso grave na área metropolitana.

A estrada de Martissant, o único corredor humanitário de Porto Príncipe para as regiões do sul, permanece bloqueada, deixando cerca de 15 mil crianças que sofrem de desnutrição “à beira do desastre”.

Apesar do ambiente altamente inseguro, o Unicef está intensificando os esforços para proteger as famílias e fornecer apoio, inclusive para aqueles que estão presos e isolados de serviços essenciais.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!