Austrália, a ilha continente pronta para o turista

Conhecer esse pedaço do mundo é uma experiência fantástica

No outro lado do mundo, a mais de 15 mil quilômetros da Terra Brasilis, a Austrália é um país surpreendente não só pela sua geografia e atributos naturais, mas principalmente pela modernidade e infraestrutura de suas principais cidades. Com uma fauna e flora nativa, com diversos espécimes muito diferentes de tudo o que conhecemos, essa ilha continente está presente no nosso dia a dia, através de símbolos que identificam o país, como o canguru ou o bumerangue, ou ainda pelos artistas e grupos de rock que invadem nossas telas e festivais, como Nicole Kidman, Mel Gibson ou o AC/DC, Midnight Oil entre outros não menos famosos, que fazem da Austrália uma velha conhecida, mesmo pelos que nunca estiveram por lá.

Embora menor que o Brasil, a terra dos Cangurus e Coalas também é gigantesca e oferece ao visitante um sem número de opções de passeios e atividades, que vão do surf ao esqui na neve, passando por mergulhos, trilhas, desertos, vinícolas, cidades bem estruturadas e safáris para ver de perto crocodilos, ornitorrincos e diabos-da-Tasmânia. Além disso, a Austrália hoje é um dos principais destinos de intercâmbio estudantil do Brasil, oferecendo opções bastante razoáveis no quesito valor de manutenção e com uma excelente qualidade de vida.

Mas atenção, para entrar no país é necessário à obtenção de visto para turistas e estudantes, podendo ser solicitado no consulado australiano mais próximo ou pela internet no site da embaixada australiana no Brasil

Talvez a pior parte seja o chegar à Austrália, pois a viagem é bem longa e com a melhor opção sendo pelo Chile, partindo de Salvador, passando por São Paulo ou Rio de Janeiro, até Santiago e de lá para Sydney, sem escalas adicionais. Ainda assim será um vôo de 25 a 53 horas de duração, dependendo das escalas. Uma aventura de muita paciência. Existem outras opções de vôos, bem como de entrada na Austrália, como pelas cidades de Melbourne ou Perth, mas todas elas tão ou mais demoradas. É importante ter em mente, que realizar uma viagem tão demorada, implica em adaptar-se ao fuso horário, o que vai levar pelo menos dois dias.

Outra coisa a se ter em mente é que não dá para conhecer tudo de uma vez e o ideal é planejar sua viagem considerando os tempos, em especial para os deslocamentos, porque nada na Austrália é perto. Ainda assim vale a pena, porque o país é muito bem estruturado e com excelentes opções de hospedagem e lazer. Monte seu roteiro com pelo menos três a quatro noites em Melbourne ou Sydney e se maravilhe com os bons restaurantes e bares de cada cidade, além das atrações turísticas já famosas como o Sydney Opera House e a Harbour Bridge, em Sydney, ou a Flinders Street Station e a Catedral de Saint Paul , desta vez em Melbourne.

Em ambas as cidades as opções de hospedagem são muitas, indo de confortáveis hostels a luxuosos hotéis como, por exemplo, o Park Hyatt Melbourne ou o Park Hyatt Sydney. E tanto na gastronomia como na vida noturna, a competição também é grande, com opções para todos os gostos, bolsos e idades. Vale a pena uma pesquisada em sites de busca, para facilitar a escolha na hora das refeições ou da balada.

Se o interesse for à natureza, com paisagens deslumbrantes que vão de praias paradisíacas a desertos que parecem infinitos, a Austrália tem tudo o que as pessoas ligadas ao ecoturismo podem desejar. Se a pedida for o mergulho, o famoso Parque Marítimo da Grande Barreira de Corais está à disposição em Queensland, com três mil quilômetros de extensão, onde se encontram golfinhos, mais de 1500 espécies peixes tropicais e tartarugas gigantes, fora os 400 tipos de corais que já são um espetáculo a parte. 

Já o Parque Nacional de Kata Tjuto, no Northern Territory, o visitante pode se extasiar assistindo um nascer do sol, onde se deslumbra a famosa Uluru ou Ayers Rock, a gigantesca formação de arenito vermelho, símbolo do Outback australiano e sagrada para os aborígenes. Já na ilha da Tasmânia, o turista encontra vales verdejantes e tranquilas e maravilhosas praias virgens, além de tranquilas vilas e agradáveis cidadezinhas.

Para os amantes do vinho, o enoturismo australiano surpreende pela beleza de seus vinhedos e a qualidade de seus vinhos. Para se viver essa experiência, o turista tem que conhecer o Vale Barossa, a maior região vinícola da Austrália, próximo à Adelaide. Lá é o berço de quase um quarto dos vinhos australianos, como os famosos Jacob´s Creeks, Penfolds e Wolf Blass e ainda dá para se fazer um tour de bicicleta pelas mais de 50 vinícolas da região, que oferecem uma degustação de seus produtos.

Conhecer esse pedaço do mundo é uma experiência fantástica. A Austrália é um país muito especial, rico de cultura e experiências, onde o turista se encanta com a hospitalidade das pessoas e a diversas opções de paisagens, regiões, climas e sensações. Uma rica oportunidade que não deve ser desperdiçada. 

G’Day Mate!


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!