Banco Central da Argentina aumenta taxa de juros para 52%

País tem maior alta de juros desde 2019 com escalada de inflação

[Banco Central da Argentina aumenta taxa de juros para 52%]

FOTO: Reprodução/ Cointimes

Em meio à persistente escalada dos preços, o Banco Central da Argentina anunciou esta semana o aumento da taxa básica de juros de 49% para 52%. Esta é a maior alta em três anos, na esteira do amplo aumento de juros pelo Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos, e enquanto o país sul-americano combate uma inflação altíssima, em cerca de mais de 60%.

O BC elevou a taxa de referência da Letra de Liquidez (Leliq) em 300 pontos-base, o aumento mais acentuado desde 2019, citando a crescente percepção de risco financeiro, a disparada dos preços globais e a necessidade de estimular a economia com o fortemente atingido peso local. 

A decisão ocorre à medida que os bancos centrais brasileiro e da Europa têm elevado os juros recentemente visando combater a alta dos preços. “A alta nos juros age principalmente incentivando a economia em pesos", disse o banco central argentino, acrescentando que continuará calibrando a política monetária conforme a inflação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Homem que viralizou nas redes sociais por causa do meme “cadê meu green?”, tem morte revelada! ]

O homem que era técnico de enfermagem, foi encontrado morto no dia 18 de setembro de 2023 dentro de uma banheira de uma suíte de uma sauna gay

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!