Banco Mundial alerta para aumento da diferença de renda de países mais pobres

A chamada 'reversão histórica' aumentou em 5 anos

[Banco Mundial alerta para aumento da diferença de renda de países mais pobres]

FOTO: Shutterstock

O Banco Mundial informou que metade dos 75 países mais pobres do mundo enfrentam um aumento da diferença de renda com as economias mais ricas pela primeira vez neste século, devido a uma reversão histórica do desenvolvimento. O relatório foi divulgado nesta segunda-feira (15). 

Segundo o documento, a diferença do crescimento da renda per capita nos países mais pobres e nos mais ricos aumentou nos últimos cinco anos.

“Pela primeira vez, vemos que não há convergência. Eles estão ficando mais pobres”, disse à Reuters Ayhan Kose, vice-economista-chefe do Banco Mundial e um dos autores do relatório. 

“Vemos uma regressão estrutural muito séria, uma reversão no mundo… é por isso que estamos soando o alarme aqui”, completou. 

O relatório afirma que os 75 países elegíveis para doações e empréstimos a juros zero da Associação Internacional de Desenvolvimento (IDA, na sigla em inglês) do Banco Mundial correm o risco de perder uma década de desenvolvimento sem mudanças ambiciosas nas políticas e ajuda internacional significativa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!