/

Home

/

Notícias

/

Michel Telles

/

Bate-papo discute as manifestações culturais preservadas no Carnaval de Maragojipe

Notícias
Michel Telles

Bate-papo discute as manifestações culturais preservadas no Carnaval de Maragojipe

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Bate-papo discute as manifestações culturais preservadas no Carnaval de Maragojipe
Foto: Francisco Gomes

Maragojipe é uma cidade que preserva o carnaval mais singular da Bahia, mantendo viva a cultura das bandas de sopro e a magia das máscaras e alegorias artesanais. Com a proposta de promover um resgate da memória popular e abordar os principais pontos relacionados aos aspectos históricos do carnaval da cidade, que o projeto ‘A essência viva dos antigos carnavais’ promove o seminário ‘Carnaval de Maragojipe: Transmissão de Saberes, Educação Patrimonial e Salvaguarda’. O bate-papo online foi apresentado pelo presidente do Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó, Paulo César Fernandes, e contou com a participação dos convidados palestrantes, o artista plástico e artesão Memeu Barbudo e o Secretário de Cultura e Turismo de Maragojipe Francisco Gomes. A atividade encerra o projeto com o objetivo de valorizar essa tradição que já carrega mais de 180 anos, socializar temas importantes e manter viva a voz desses sujeitos históricos que fazem e pensam o Carnaval de Maragojipe, manifestação que é Patrimônio Cultural da Bahia e dos baianos.

Para Paulo César, a iniciativa, que buscou promover o apoio aos grupos de mascarados e mobilizar a cena cultural local em torno do carnaval de Maragojipe, foi de extrema importância para manter viva a essência da manifestação, que em 2021 não pôde ser vivida nas ruas devido às medidas de isolamento impostas pela pandemia. “Por isso, um dos objetivos do projeto é reduzir os impactos causados pela pandemia nas dimensões simbólica, cidadã e econômica da produção cultural de Maragojipe, mobilizando novamente, promovendo e difundindo saberes a partir de oficinas e seminários que são formativos e promovem algum tipo de troca, mesmo à distância”, destaca.

Além do seminário, o encontro contou com o lançamento do vídeo documentário sobre a história, a tradição e a importância do Carnaval de Maragojipe.  O Seminário está disponível gratuitamente, na íntegra e pode ser acessado pelo canal do Youtube CarnavalMaragojipe. Para mais informações, basta acessar as redes sociais @carnavalmaragojipe e o site em www.carnavalmaragogipe.com.br.

 

A programação é realizada pelo Grupo Cultural Samba de Roda de Maragogó/Projeto A Essência viva dos antigos carnavais e conta com apoio financeiro do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura e do Instituto do Patrimônio Artístico Cultural –IPAC (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102