BC: 762 instituições foram aprovadas para oferecer Pix em novembro

Pix é o novo serviço brasileiro de pagamentos instantâneos

[BC: 762 instituições foram aprovadas para oferecer Pix em novembro ]

FOTO: Agência Brasil

Em nota divulgada nesta quinta-feira (22), o Banco Central informou que 762 instituições foram aprovadas e estão aptas a oferecer a seus clientes o Pix, novo serviço brasileiro de pagamentos instantâneos, a partir de 16 de novembro. “O processo de adesão de instituições ao Pix para oferecer o novo serviço a partir do seu lançamento se encerrou no último dia 16, com a conclusão das etapas cadastral e homologatória”, explicou o BC.

Entre as instituições que foram aprovadas pelo BC para oferecer o serviço estão bancos, financeiras, fintechs e instituições de pagamentos, entre outras. As instituições aprovadas concluíram com sucesso “todos os testes necessários e estão prontas para ofertar o Pix de forma segura e em conformidade com os requisitos definidos pelo Banco Central”.

O Pix é um sistema que permitirá pagamentos e transferências 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. O processo de cadastramento das chaves no sistema, pelos clientes, começou em 5 de novembro. De acordo com o BC, a chave de usuário é um identificador de contas que permitirá o recebimento de pagamentos e transferências. Ainda segundo o banco, a chave é um “facilitador” para identificar o recebedor, mas não é indispensável para receber um Pix.

“A quantidade e a diversidade das instituições que estão aptas a ofertar o Pix reforçam o caráter aberto e universal do arranjo de pagamento, evidenciam a grande competitividade que o Pix traz ao mercado e demonstram o forte engajamento dos diversos agentes”,  disse o BC.
 


Comentários