BC estima aumento de mais de 7% em crédito bancário

Pesquisa aponta que instituições financeiras esperam inadimplência

[BC estima aumento de mais de 7% em crédito bancário]

FOTO: Reprodução/Internet

O Banco Central alterou nesta quinta-feira, 4, por meio do REB (Relatório de Economia Bancária), projeções para o mercado de crédito brasileiro em 2020, na esteira dos efeitos da pandemia do coronavírus sobre a economia. A estimativa de alta para o saldo de crédito este ano passou de 4,8% para 7,6%. A projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. 

No caso dos recursos direcionados (poupança e BNDES), a projeção foi de zero para alta de 3,5%. Os porcentuais anteriores constaram no RTI (Relatório Trimestral de Inflação), divulgado em março deste ano. De acordo com o BC, excepcionalmente o REB divulgado hoje trouxe atualização para a projeção de crédito, “tendo em vista a mudança expressiva na conjuntura”.

No relatório desta quinta-feira (4), o BC também pontuou que o aumento na estimativa do saldo de crédito reflete os impactos da pandemia. “Em especial, a aceleração de concessões repercute, principalmente, a busca por recursos por parte de empresas em face à redução dos fluxos de caixa”, registrou o BC. O relatório mostra ainda que as instituições projetam alta de 6,2% do saldo de crédito voltado ao consumo em 2020, abaixo dos 16,6% de 2019.

O crédito habitacional, conforme as projeções, cairá 0,3% este ano, após alta de 6,6% no ano passado. “Ao longo de 2020, o comportamento da economia brasileira e do mercado de crédito bancário será severamente influenciado pelos efeitos econômicos resultantes da pandemia de covid-19, bem como pelas medidas adotadas para minimizá-los”, avaliou o BC no REB.  

Inadimplência

As instituições financeiras esperam que a inadimplência no crédito em 2020 atinja 2,8% entre as grandes empresas e 4,9% entre as MPME (Micro, Pequenas e Médias Empresas). Segundo a pesquisa, as instituições financeiras esperam inadimplência de 5,9% no crédito para consumo em 2020 e de 2,3% no crédito habitacional para pessoas físicas.

“Excetuando-se o crédito habitacional para PF, em todos os segmentos analisados, a mediana das expectativas de variação do saldo para 2020 é positiva, contudo, decorrente principalmente da necessidade de crédito por parte das empresas e famílias para complementar a renda que apresentou uma redução nesse período”, registrou o BC, ao analisar as estimativas das instituições para 2020. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Idoso morto em banco no Rio já foi militar do Exército e motorista, mas sobrevivia de 'bicos' ]

Segundo a família, do ano passado para cá Paulo precisou ser internado diversas vezes

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!