Bem-estar psicológico

Confira o nosso editorial deste sábado (30)

[Bem-estar psicológico]

FOTO: Abhi_Jacob/Pixabaay

Com o passar dos meses e o Brasil ainda sob as incertezas promovidas pela disseminação da covid-19, o bem-estar psicológico é um pilar importante a ser cuidado durante estes dias. Em outras palavras, é preciso manter a saúde mental durante a pandemia. Tudo isso vai passar. 

Vivemos, sem dúvida, um momento de crise e fragilidade. As pessoas, independente da classe social, estão vulneráveis ao estresse e ao desequilíbrio diante do cenário ainda desconcertante em relação a emprego, alimentação e saúde. Por isso que, no momento, são pequenas práticas diárias, externadas pelo próprio indivíduo e de acordo com suas necessidades vitais, é que dão a tônica da vida em meio ao vírus.

Profissionais da saúde reformam que é preciso movimentar o corpo para baixar o excesso do hormônio cortisol na corrente sanguínea e ativar o sistema nervoso parassimpático. Isso, apontam, contribui para a diminuição do estresse e aumento do bem-estar. 

O cortisol em excesso é tóxico para o corpo e somado a hiperativação do sistema nervoso simpático pode causar uma série de doenças como problemas cardíacos, respiratórios, úlceras e até mesmo depressão.

Informe-se, previna-se, mas também descanse, busque um lazer, repense a vida, corrija a si mesmo se necessário. Práticas ordinárias ajudarão a gerenciar as emoções e relaxar, buscando mais clareza mental para encarar os desafios e tomar decisões mais assertivas.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!