BIPO, série infantil nacional de animação, estreia na TV Brasil!

Aos detalhes...

[BIPO, série infantil nacional de animação, estreia na TV Brasil! ]

FOTO: Divulgação Assessoria

Bipo, série infantil nacional de animação, estreia dia 3 de abril na TV Brasil. Bipo conta a saga de uma trupe circense que se aventura em universos fantásticos na tentativa de levar a arte aos confins da terra. A série é uma produção da Studio 10 Filmes e será exibida na TV Brasil.

Na primeira temporada, Bipo Montezuma, o mágico, Bárbara, a mulher barbada, Máximus, o homem mais forte, Zé, o influencer da trupe e Jhonny, o coelho da cartola; navegam pelos ares na caravana/barco/casa/dirigível em direção a São Januário para mais uma apresentação circense. Acontece que a caravana foi sabotada, e com pouco combustível, são forçados a pousar em Literal do Oeste, uma cidade que não entende o conceito de arte. Como o combustível da caravana é processado por meio de aplausos, a trupe não tem outra opção a não ser conquistar os luteranos e transformar a cidade.

A Studio 10 Filmes, com 16 anos atuando no mercado audiovisual, lança Bipo,  sua primeira animação ficcional, e também a primeira série de animação infantil produzida em Brasília, que foi financiada pelo FSA via Prodav. Com direção de Cristiano Vieira, a primeira temporada contará com 20 episódios, realizados em 2D. A produção levou dois anos e contou com uma equipe de aproximadamente 45 profissionais.

Animados com o lançamento de Bipo, a produtora já desenvolve um spin-off, que vai entrar no universo do coelho falante Johnny e a série pré-escolar Shaÿa e o Espelho.

Depois da experiência adquirida com a produção da série de animação Bipo, a Studio 10 formata um curso de animação cut-out para jovens em situação de vulnerabilidade em regiões carentes do Distrito Federal. “Mais de 60% da nossa equipe estava fora do DF. Se o trabalho remoto não fosse uma possibilidade, não conseguiríamos entregar a série. Mas estamos otimistas com a possibilidade de oferecer oportunidades a jovens talentos”, finaliza o diretor.

Sinopse

A bordo de um dirigível que converte aplausos em combustível, Bipo Montezuma e sua trupe viajam o mundo levando a arte do circo, até que chegam em Literal do Oeste, uma cidade extremamente burocrática que não entende o conceito de arte, muito menos de aplausos.

Universo de Bipo

A caravana é uma espécie de dirigível onde a trupe mora, viaja e se apresenta. Ao ser construída séculos atrás, pelo pai de Bipo, o mago Salvador Montezuma, foi equipada com um dispositivo que converte aplausos em combustível, tornando os shows do circo cruciais para sua manutenção.

Quando o combustível acaba, Bipo decide pousar em Literal do Oeste. O que ele não sabia, é que a cidade é liderada por uma inteligência artificial chamada “Instrutora”, que por ser um sistema e não compreender abstrações, controla a cidade a transformou em algo extremamente sistemático, burocrático e repetitivo. As leis desconsideram qualquer manifestação artística ou sentimental.

Ficha técnica:

Criação: JULIET JONES

Direção: CRISTIANO VIEIRA

Direção de arte: RUAN BRUNO

Desenho de personagens: PEDRO HAMDAM

Direção de elenco e voz original: MELISSA GARCIA

Produção musical: SUBMARINO FANTÁSTICO

Elenco: 

NIZO NETO, VICTOR HUGO FERNANDES, SARITO RODRIGUES, DOUGLAS BARBOSA. 

LUCIANA RAMANZINI, JV FIORI, ROBERTO RODRIGUES

Cristiano Vieira - Diretor

Atua há 21 anos como diretor de cena e produtor. É Diretor Artístico da Studio 10 Filmes, produtora que fundou em 2007 em Brasília. Escreveu, produziu e dirigiu o documentário Um Domingo de 53 Horas que estreou em 2017 no Festival de Brasília, Eu Sinto Muito, seu primeiro longa de ficção lançado nos cinemas em outubro de 2019, o suspense  A Cisterna, com Fernanda Vasconcelos e lançado em 2021. Seus últimos trabalhos como diretor e produtor foram a série de animação infantil Bipo, que tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2024, e os longas Letícia  e Made in Favela, com Sophia Abrahão e Gabriel Santana respectivamente.

Juliet Jones Oko - Criação 

Juliet Jones Oko é graduada em Comunicação Social com habilitação em Cinema e Mídias Digitais, especializada em Artes Visuais, Comunicação Pública e  Completação pedagógica em Arte Educação. Tem experiência nas áreas de audiovisual e publicidade ecológica-campanhas alinhadas com as 17 ODS da ONU. Desenvolve projetos de arte, animação e programas educativos, com a qual trabalha, promovendo um ambiente inclusivo e inovador.

Ruan Bruno - Direção de arte

Ruan é Diretor de Arte e Artista 2D e 3D, formado em Design de Animação. Trabalhou como Designer de Cenários em mais de 7 projetos, entre eles curtas metragens e séries. Além do Extraordinário Circo do Bipo, realizou trabalhos relevantes como: Série: My Life is Worth Living (Designer 3D e ilustrador) disponível no Youtube e Globoplay; Curta: Are you Listening (Diretor de Arte e Ilustrador) disponível no Youtube, mais de 700k de visualizações.

Produtora Studio 10 Filmes 

A produtora Studio 10 comemora seu 16º aniversário com o lançamento de longas e série de animação Bipo em 2024. O longa “Letícia”, protagonizado por Sophia Abrahão, teve première no 1° Festival de Cinema de São Bernardo do Campo em 2023 e será lançado este ano. Em finalização , “Made in Favela”, que conta a história do rapper brasiliense Hungria Hip Hop, é protagonizado pelo ator Gabriel Santana. 

A produtora de conteúdo baseada em Brasília, mantém um núcleo de desenvolvimento próprio. Fundada em 2007, a Studio 10 estabeleceu-se inicialmente atendendo ao mercado local de filmes publicitários e institucionais, contudo, a partir de 2017, enveredou para a produção de entretenimento com o lançamento do documentário “Um Domingo de 53 Horas”, que participou do Festival de Brasília daquele ano.

A partir dali a produtora lançou dois editais próprios em busca de projetos de ficção. O projeto Bordeline foi o primeiro a ser selecionado e se tornou o primeiro longa de ficção da Studio 10. Rebatizado de “Eu Sinto Muito”, o filme foi lançado nos cinemas em 2019 com a distribuição da Elo Company.

Liderada por Cristiano Vieira,  a produtora tem um histórico de investir recursos próprios em todos os seus projetos, seja bancando toda a obra, do desenvolvimento à finalização, ou complementando o orçamento na finalização. “Ao nos apaixonarmos por uma ideia, não poupamos esforços para fazer virar realidade. Isso muitas vezes requer o desembolso de recursos próprios, porque preferimos apresentar os projetos a possíveis investidores, quando o status está mais avançado. Isso ajuda na compreensão do potencial artístico dos produtos.”, explica Vieira, diretor artístico da Studio 10.

A produtora também tem em seu editorial a premissa de difundir histórias e personagens da cidade de Brasília, bem como a cultura e a valorização dos artistas locais. "Nós temos nos dedicado a encontrar personagens locais e ao mesmo tempo universais, com tramas que mostram Brasília como uma cidade que tem vida para além da Esplanada dos Ministérios".

Instagram @studio10_filmes

Site https://www.stud10.com.br


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Veja vídeo: Designer Gilson Martins cria bolsa especial para Madonna!]

O designer criou, em 2011, uma coleção de bolsas pensada em Madonna, que ele reeditou em razão da vinda da artista ao Brasil

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!