Boletim Focus do BC projeta alta da inflação a 8,35% em 2021

Com a projeção cada vez mais alta, o mercado também segue subindo a expectativa para a taxa básica de juros

[Boletim Focus do BC projeta alta da inflação a 8,35% em 2021]

FOTO: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O Boletim Focus do Banco Central (BC), divulgado nesta segunda-feira (20), aponta que o mercado financeiro segue elevando as projeções para a inflação tanto em 2021 como 2022. Para este ano, a mediana das previsões para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) está em 8,35%, ante 7,11% há um mês. Já para o ano que vem, a estimativa subiu de 3,93% para 4,10% no período. 

O documento reúne a estimativa de mais de 100 instituições do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos.

De acordo com a meta de inflação fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o IPCA não deveria ultrapassar os 5,25% este ano. O centro da meta é de 3,75%, no entanto, a margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo permite que o índice varie de 2,25% a 5,25%.

Com a projeção para a inflação cada vez mais alta, o mercado também segue subindo a expectativa para a taxa básica de juros.

Enquanto este ano a Selic deve terminar em 8,25% ao ano, é esperado que a taxa alcance 8,50% a.a em 2022. A Selic é o principal ferramenta da autoridade monetária de controle inflacionário.

Atualmente, a taxa está em 5,25% ao ano. No entanto, o Comitê de Política Monetária Nacional (Copom) se reúne na próxima quarta-feira (22) e, de acordo com as expectativas do mercado, deve anunciar nova alta de até 1 ponto percentual.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[INSS facilita perícia para menor de 16 anos receber benefício assistencial]

O beneficiário terá que comprovar renda familiar por pessoa de até um quarto do salário mínimo

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!