Bolsonaro critica questão do Enem que compara salário de Neymar e Marta: "ridícula"

"Uns serão lembrados como os melhores da história. Já outros...", rebateu a jogadora

[Bolsonaro critica questão do Enem que compara salário de Neymar e Marta:

FOTO: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou nesta segunda-feira (18), durante conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada, uma questão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que compara os salários de Marta e Neymar: "ridícula". De acordo com o presidente, o futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil e por isso não faz sentido a comparação. “O banco de questões do Enem não é do meu governo, é de governos anteriores. Têm questões ali ridículas ainda, ridículas, tratando de assuntos... Comparando mulher jogando futebol e homem. Por que a Marta ganha menos que o Neymar? Não tem que ter comparação. O futebol feminino ainda não é uma realidade no Brasil”, disse.

Ainda na conversa, Bolsonaro disse que a diferença salarial entre jogadoras e jogadores é fruto da "iniciativa privada", e que a questão do Enem é "absurda" porque prega a igualdade por baixo. Após o comentário de Bolsonaro, Marta publicou nos Stories do Instagram uma foto com uniforme de treino da seleção e uma mensagem: "Uns serão lembrados como os melhores da história. Já outros...". A jogadora Marta, seis vezes eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo, está em Viamão (RS), em período de treinamento com a seleção brasileira.

O Enem usou como fonte de informação dados de agosto de 2017 para comparar os salários de Marta e Neymar com seus respectivos desempenhos defendendo a camisa do Brasil. Segundo a questão, Marta ganhava 400 mil dólares anuais e já havia marcado 103 gols pela seleção, o que dava, em média, 3,9 mil dólares por gol. Já Neymar, com 14,5 milhões de dólares por ano de rendimentos e 50 gols pelo Brasil, contabilizava uma média de 290 mil dólares por gol. A partir das informações, a prova listava cinco características que identificavam o futebol e suas relações sociais. Uma das opções dizia que o futebol "se caracteriza por uma identidade masculina no Brasil, conferindo maior remuneração aos jogadores".


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!