/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Bolsonaro diz que governo tem intenção de diminuir impostos sobre combustíveis

Notícias
Economia

Bolsonaro diz que governo tem intenção de diminuir impostos sobre combustíveis

Presidente explicou a apoiadores o que falta para oficializar a redução do Pis/Cofins

Por Da Redação
Bolsonaro diz que governo tem intenção de diminuir impostos sobre combustíveis
Foto: Reprodução/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta segunda-feira (8), em conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, que pretender reduzir a alíquota do PIS/Cofins sobre os preços dos combustíveis. Atualmente, o tributo tem o valor de R$ 0,35 sobre o preço do diesel. "Hoje tenho uma reunião com a equipe econômica para ver se a gente bate o martelo. Queremos diminuir os impostos federais. Mas, para diminuir, pela lei existente, eu tenho que arrumar outro lugar para tirar o dinheiro, a não ser que o Parlamento me dê liberdade para reduzir sem apontar uma outra fonte para compensar isso", afirmou ele. 

Na conversa, o presidente admitiu que o preço dos combustíveis na bomba é alto. "O preço [dos combustíveis] na refinaria é menos da metade do preço da bomba. O que encarece são impostos e mais outras coisas também. O imposto federal é alto, o imposto estadual é alto e a margem de lucro de distribuidores e dos postos é grande. Está todo mundo errado aí, no meu entendimento."  

Segundo o presidente, o governo "está fazendo o impossível" e lamentou a falta de refinarias em território nacional. "No governo anterior, tentaram fazer três refinarias. Gastaram bilhões e não fizeram nenhuma. Hoje, importamos parte do óleo diesel e a Petrobras alegas que, se não aumentar o preço do diesel, vamos importar algo para vender mais barato e poderia haver desabastecimento", contou aos apoiadores.

Após receber críticas de governadores pela proposta, ele disse que não quer interferir no ICMS. "A minha proposta é para que o imposto seja cobrado em um valor fixo sobre o litro do combustível ou em um percentual em cima do preço das refinarias, porque tem bitributação. Não estou procurando encrenca, nem acusando os governadores por cobrar demais. Nós também cobramos demais, mas devemos buscar uma solução de forma pacífica", analisou. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102