Bolsonaro se encontra com Boris Johnson em Nova York

No encontro, premier britânico pergunta se o presidente já se vacinou contra a Covid-19

[Bolsonaro se encontra com Boris Johnson em Nova York ]

FOTO: Reprodução

O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido)e o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, se reuniram na tarde desta segunda-feira (20), em Nova York. Os dois estão na cidade para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que terá abertura feita por Bolsonaro na próxima terça-feira (21).

Durante o encontro, Johnson questionou se Bolsonaro já tomou a vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, e recomendou a ele o imunizante produzido pelo laboratório Astrazeneca e a Universidade de Oxford, que também tem parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Além disso, o britânico afirmou ter tomado duas doses da vacina sueco-britânica . Bolsonaro, por sua vez, riu e disse que ainda não se vacinou. 

“É uma ótima vacina. Obrigado, pessoal. Tomem vacinas da AstraZeneca!”, disse Johnson. “Já tomei duas vezes”, completou. Logo no início da reunião, Boris disse que havia prometido a Bolsonaro que visitaria o Brasil antes do “aborrecimento da pandemia”, mas que os dois países estão trabalhando em conjunto no que diz respeito às vacinas.

Segundo o jornal britânico, os mandatários discutiram no encontro suas próprias lutas contra a Covid-19. Boris contraiu o vírus ainda no início da pandemia, em abril de 2020, e passou três noites na unidade de terapia intensiva. Bolsonaro, por sua vez, se gabou de ter adquirido uma “imunidade excelente” contra o vírus após contrair a doença em julho do ano passado.

Além disso, durante o encontro,  Boris também comentou a situação ambiental brasileira: “Eu acho que é do interesse de longo prazo do Brasil e do povo brasileiro reconhecer a herança natural espetacular, a riqueza que eles têm, e conservá-la. Tenho certeza que o presidente Bolsonaro concorda com isso”.

Ainda de acordo com a imprensa britânica, o primeiro-ministro do Reino Unido disse que ficou “encantado” em conhecer o presidente Jair Bolsonaro. Johnson ainda afirmou que estava “muito feliz” em conhecê-lo e disse que planejava visitar o Brasil antes da “chatice” da pandemia.

Agenda

Ainda na tarde desta terça, integrantes da comitiva de Bolsonaro têm uma série de reuniões bilaterais. O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Álvaro Pereira Leite, vai se encontrar com o enviado especial para assuntos climáticos dos EUA, John Kerry.

Também está prevista uma reunião entre o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, e o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. A informação foi confirmada por um diplomata brasileiro que acompanha a delegação brasileira. Na terça, antes de seu discurso na ONU, Bolsonaro tem ainda encontros com o presidente ultraconservador da Polônia, Andrzej Duda, e com o secretário-geral da ONU, António Guterres.


Comentários