Brasil amplia campanha de vacinação contra a gripe

Crianças a partir dos seis meses de idade são contempladas na estratégia

[Brasil amplia campanha de vacinação contra a gripe]

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

A partir deste sábado (25), a campanha de vacinação contra a gripe passará a abranger as crianças a partir de 6 meses de idade no Brasil, enquanto durarem os estoques da vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, a campanha visa prevenir complicações decorrentes da doença e diminuir o número de mortes e a pressão sobre o sistema de saúde.

As pessoas que fazem parte do público-alvo e ainda não receberam o imunizante, podem se encaminhar a um local de vacinação para receber a vacina da gripe. Ao todo, o Sistema Único de Saúde (SUS) conta com cerca de 38 mil salas de vacinas espalhadas por todo país e o Ministério da Saúde já distribuiu 80 milhões de doses da vacina contra a gripe para estados e Distrito Federal.

A mobilização contra a doença atingiu 53,5% de cobertura vacinal até o momento. “Os pressupostos para o sucesso das campanhas de vacinação são absolutamente atendidos no nosso país. Temos vacinas, temos uma capacidade sem precedentes de aplicação, graças aos vacinadores que estão nas salas de vacinação do Brasil. Ano passado, tivemos casos em várias regiões do País por conta da cepa H3N2. A vacina deste ano já protege contra essa cepa e as passadas. Precisamos combater essas doenças”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O ministro ainda fez um apelo à população aumente os índices de imunização contra a doença no Brasil. O público apto para receber o imunizante inclui: Idosos acima de 60 anos; Trabalhadores da saúde; Crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); Gestantes e puérperas; Povos indígenas; Professores.

Além de pessoas com comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; Caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema prisional; Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!