Brasil busca ampliar cooperação cultural com Países Baixos e China

Fomento ao audiovisual foi pauta de reuniões do ministro da Cidadania com embaixadores

[Brasil busca ampliar cooperação cultural com Países Baixos e China]

FOTO: Mauro Vieira/Ministério da Cidadania

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, reuniu-se na tarde de sexta-feira (23) com o embaixador do Reino dos Países Baixos, Cornelis Van Rij, e, em seguida, com o embaixador da China, Yang Wanming, com o objetivo de aprofundar a cooperação cultural bilateral com ambos os países e multilateral, envolvendo a União Europeia e o BRICS.

Especialista no bloco europeu, o embaixador Cornelis falou para o ministro sobre os benefícios do bloco. Segundo ele, a União Europeia trouxe a riqueza, a paz, a estabilidade e a segurança para a Europa, pois criou um extenso mercado, onde não há fronteiras.

Também disse que as gerações mais jovens não veem este equilíbrio como fruto de uma construção árdua e que, por esta razão, é preciso trabalhar cada vez mais para manter a cooperação internacional.

O ministro mencionou a possibilidade de se fazer um acordo de coprodução audiovisual entre os blocos. Um primeiro passo seria a elaboração de um acordo bilateral entre ambos os países.

Outra forma de fomentar o audiovisual vislumbrada pelas autoridades seria a coprodução de um filme sobre o período em que os holandeses estiveram no Brasil, além da elaboração de um livro sobre o tema.

Em sequência ao encontro com o representante dos Países Baixos, o ministro Terra encontrou-se com o embaixador chinês no Brasil, Yang Wanming. As autoridades falaram sobre a possibilidade de firmarem acordos de coprodução audiovisual. Além disso, o embaixador mencionou que o governo chinês tem interesse em abrir um instituto Confúcio, em parceria com a Universidade Federal de Goiás.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!