Brasil conquista título inédito na esgrima

Nathalie Moellhausen foi a responsável pelo marco histórico

[Brasil conquista título inédito na esgrima]

FOTO: Flavio Florido/Exemplus/COB

O Brasil conseguiu um feito histórico nesta quinta-feira (18). A responsável pelo marco foi Nathalie Moellhausen, de 33 anos, que ganhou a primeira medalha de ouro no Campeonato Mundial de esgrima para o país sul-americano, pela categoria espada individual, ao vencer a chinesa Sheng Lin. A competição está sendo realizada atualmente em Budapeste, na Hungria.

O duelo foi cercado de muita tensão. Pelo tempo normal houve empate em 12 a 12 nos três períodos regulamentares. O título só veio na prorrogação com o toque decisivo no peito da adversária.

A conquista da medalha fez Nathalie subir da 22ª para quarta colocação no ranking mundial de espada. Diante disso, assegurou classificação de forma antecipada para as Olimpíadas de Tóquio-2020.

O ranking final será finalizado no final de março, após a disputa da Copa do Mundo e o Grand Prix.

Italiana fazendo história pelo Brasil

O que chama atenção na conquista é que Nathalie é nascida na Itália, país que tem uma reconhecida tradição no esporte. Como a mãe é brasileira, ela tem direito de possuir a cidadania nacional. Decidiu competir pelo Brasil ainda em 2014, quando perdeu espaço na equipe italiana.

No primeiro torneio pelo país sul-americano, conquistou em 2015, no Pan de Toronto, a medalha de bronze. Nas Olimpíadas do Rio de 2016, terminou entre as oito melhores. Foi o melhor desempenho do Brasil na modalidade. 2018 mais uma realização profissional: foi premiada como melhor esgrimista do país no evento "Brasil Olímpico".

Nathalie segue agora para Paris, na França, país onde mora e realiza os treinamentos. A competição que está mais próxima da esgrimista disputar são os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, que começa no dia 26 de julho.


Comentários