Brasil deve bater recorde de venda de diesel no 2º semestre, diz EPE

Petrobras afirmou que o mercado interno deve superar o resultado do consumo de óleo diesel do ano passado

[Brasil deve bater recorde de venda de diesel no 2º semestre, diz EPE]

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

De acordo com levantamento da EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o Brasil deve alcançar marca histórica na venda de diesel no segundo semestre de 2022. A Petrobras confirmou a tendência através de nota e afirmou que o mercado interno deve superar o resultado do consumo de óleo diesel do ano passado.

Segundo a projeção da EPE, a venda de diesel em 2022 será 0,8% maior do que no ano passado e deve atingir 62,6 bilhões de litros, ante 62,1 bilhões, atingidos em 2021.

A projeção é ainda maior para o ano que vem, chegando no valor de 63,5 bilhões de litros. Este marco representaria uma nova marca e aumento de 1,4% em relação a este ano.

A produção agrícola brasileira na safra de 2021/2022 deve subir 5,7% em relação ao do último biênio, devido ao aumento à dinâmica favorável das exportações e ao clima da região Centro-Oeste. Porém, essa forte demanda acontece em um momento de baixa oferta mundial de diesel, sobretudo pela guerra entre a Ucrânia e a Rússia, que é um dos principais produtores desse combustível.

Essa situação alerta para um possível desabastecimento de Diesel nacional, pelo produto ainda depender muito de importações. Para Sérgio Araújo, presidente da Abicom (Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis), o risco da escassez se dá justamente porque disparidade dos preços internos e externos. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!