Brasil e Reino Unido participam de seminário para formar parceria no ensino superior

Seminário UK-BR é iniciativa do programa Universidades para o Mundo

[Brasil e Reino Unido participam de seminário para formar parceria no ensino superior]

FOTO: Reprodução

Um seminário que reúne pesquisadores, representantes de agências de fomento do ensino superior e órgãos de governo, em Londres, trata da internacionalização das universidades brasileiras e inglesas. Representantes do Brasil e do Reino Unido compartilham as práticas e discutem as melhores formas de estabelecer parcerias internacionais.

Segundo informações da Universities UK, organização que representa 136 universidades na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, o Reino Unido é o segundo destino preferido entre estudantes estrangeiros, atrás apenas dos Estados Unidos.

O Brasil não está no top 10 dos países mais procurados por estudantes de todo o mundo, mas segue avançando. De acordo com dados da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), foram publicados 56.396 trabalhos científicos com autores sediados no Brasil.

A maioria das universidades brasileiras se situa na faixa entre 30% e 45% nesse indicador. A exceção é a Universidade Federal do ABC (UFABC), que atinge 58%. Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) apresentam índices acima de 40%.

O programa enfoca temas com os quais o setor de educação superior tem se confrontado, enquanto avança no processo de internacionalização no Brasil. O seminário segue até esta terça-feira (28). A programação da delegação brasileira inclui ainda visitas à instituições de ensino superior britânicas nos dias 29 e 30.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!