Brasil encerra participação no Mundial de natação paralimpíca com 53 medalhas

No ranking geral, a delegação brasileira ocupa o terceiro lugar

[Brasil encerra participação no Mundial de natação paralimpíca com 53 medalhas ]

FOTO: Ale Cabral/CPB

O Brasil encerrou no último sábado (18) a participação histórica em uma edição do Mundial de natação paralímpica. Na competição, que aconteceu no Complexo de Piscinas Olímpicas de Funchal, na Ilha da Madeira (Portugal), o país conquistou 53 medalhas ao todo.

No ranking final, a delegação brasileira ficou na terceira posição geral, contando com 9 ouros, 10 pratas e 24 bronzes.

A primeira posição ficou com a Itália, que contou com 64 conquistas no total (27 ouros, 24 pratas, 13 bronzes), e a segunda com os Estados Unidos, com 40 medalhas (24 ouros, nove pratas e sete bronzes).

“[Estamos] muito felizes com os resultados conquistados. Foi um trabalho árduo, um processo de renovação muito grande, e um misto com alguns atletas com boa experiência, numa troca muito boa que contribui para esta campanha, o que nos deixa bem confiantes para o que pode acontecer nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Claro que tem muito caminho pela frente, mas ficamos confiantes. Temos de agradecer a todos os clubes, aos treinadores e à equipe multidisciplinar que deram todo o suporte para que pudéssemos realizar esta campanha histórica”, afirmou o diretor de Alto Rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Jonas Freire.

No último dia de disputas, a delegação brasileira se empenhou ainda mais para aumentar as conquistas. O ouro veio primeiro com Mariana Gesteira, que venceu a prova dos 50 metros livre da classe S9 com o tempo de 28s18, e conquistou a terceira medalha da brasileira na competição.

“Eu já estava muito cansada, mas trabalhei muito a resiliência, esta foi a nona vez que nadei aqui na Ilha da Madeira, e foi preciso ir bem profundo de mim para conseguir chegar a este resultado. Foi a segunda melhor marca pessoal de toda a minha vida nesta prova. Eu queria muito estar aqui, entrei nessa prova com a sensação de despedida, última caída neste ano neste Mundial, nesta piscina”, afirmou a nadadora.

O outro ouro conquistado no último dia foi de Gabriel Bandeira, nos 100 metros borboleta (classe S14) com o tempo de 55s02. “Muito difícil essa prova, ainda mais no último dia, o tempo que fiz não foi o que eu queria, mas estou feliz pelo ouro”, afirmou o nadador. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!