Brasil repete nota e piora em ranking de corrupção em 2019

País vem caindo no ranking desde 2014. Em 2016, ficou em 79º. E em 2017, já estava na 96ª colocação

[ Brasil repete nota e piora em ranking de corrupção em 2019]

FOTO: Eraldo Peres/ AP

Um estudo elaborado pela organização Transparência Internacional foi divulgado na madrugada desta quinta-feira (23), e revela que o Brasil repetiu sua pior nota na pesquisa e caiu uma posição no ranking mundial de percepção da corrupção em 2019. 

O país teve o 5º recuo seguido e passou a ocupar a 106ª posição no Índice de Percepção da Corrupção (IPC), o que representa o pior resultado desde 2012. Quanto melhor a posição no ranking, menos o país é considerado corrupto. 

A nota brasileira foi a mesma do ranking de 2018: 35 pontos, a pior pontuação da série histórica, que começou há 7 anos. A nota é a mesma de Albânia, Argélia, Costa do Marfim, Egito, Macedônia e Mongólia.

Entre os países da América do Sul, o Brasil está atrás de Uruguai, Chile e Argentina, e à frente de Bolívia, Paraguai e Venezuela.

O índice analisa aspectos como propina, desvio de recursos públicos, burocracia excessiva, nepotismo e habilidade dos governos em conter a corrupção.

O Brasil vem caindo no ranking desde 2014. Em 2016, o país ficou em 79º. E em 2017, já estava na 96ª colocação.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo tributo deve ter alíquota de 8,8% federal e 17,7% para estados e municípios, estima Fazenda]

Essa será a alíquota padrão, aplicada aos bens e serviços que não são beneficiados com algum tipo de tratamento diferenciado

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!