/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19, afirma consórcio da imprensa

Notícias
Coronavírus

Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19, afirma consórcio da imprensa

Centro-oeste apresenta uma curva crescente de casos

Por Da Redação
Brasil ultrapassa marca de 1 milhão de casos confirmados da Covid-19, afirma consórcio da imprensa
Foto: Divulgação

De acordo com um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa divulgado na tarde desta sexta-feira (19), o Brasil chegou a 1 milhão de casos de coronavírus. Já são 1.009.699 casos confirmados e 48.427 óbitos.

Os dados foram obtidos após uma parceria inédita entre G1, O Globo, Extra, O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo e UOL, que passaram a trabalhar de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal.

Norte

É a região com a menor quantidade de leitos e que sofre com altas taxas de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Começou a apresentar uma curva descendente de notificações desde 10 de junho. A média de registros diários ficou em 5.611 casos na região, sendo que os municípios mais afetados têm perto de 250 confirmações por dia: Porto Velho (295), Parauapebas (269), Macapá (257), Manaus (236) e Belém (198).

Nordeste

De acordo com o professor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Ricardo Lustosa, com a estação em que há maior incidência de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Nordeste, o temor é que a população se torne mais vulnerável ao coronavírus. "É um período que deve ser visto com preocupação, porque temos uma parcela maior da população que tem o sistema respiratório fragilizado e pode ficar mais suscetível", destacou.

Centro-Oeste

Já o Centro-Oeste está com a curva de casos crescente. Em 14 de junho, a média dos casos confirmados ficou em 1.630. Nesta quinta-feira (18), foram 2.482 casos no Centro-Oeste do país. Brasília é a cidade mais afetada, com 1.145 confirmações em média. Depois: Goiânia (225), Rio Verde (236) Dourados (89) e Cuiabá (79).

Sudeste

O Sudeste registrou os primeiros casos da pandemia no Brasil em março deste ano, mais especificamente na cidade de São Paulo. Desde 16 de junho, a região está em um aparente platô - uma estabilização da curva, sem uma queda ou uma alta nos registros da doença. A média dos últimos sete dias está em 7.887 casos confirmados.

A cidade de São Paulo segue com a média mais elevada por dia (2.208), seguida pelo Rio de Janeiro (891). Os outros 3 municípios mais afetados têm perto de 184 confirmações diárias: Santos (202), Vila Velha (180) e Vitória (171).

Sul

A infectologista Lessandra Michelin, professora da Universidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, ainda há dúvidas sobre os próximos meses para a região. "Há duas correntes – uma achando que passou o pico de SRAG e outra que estima que isso ainda possa acontecer. O nosso momento de viroses respiratórias é agora, independente do coronavírus. Já é sazonal", explica.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102